quinta-feira, 7 de maio de 2009

Licença de instalação será entregue dia 18 pelo Ibama


ANELIZE MORENO
Da Reportagem - Diário de Cuiabá


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) entregará no dia 18 a licença de instalação da ferrovia Senador Vicente Vuolo. O documento é o único entrave à retomada da construção dos trilhos entre Alto Araguaia e a região do Mineirinho, a 60 quilômetros de Rondonópolis. A informação é do presidente do Fórum Pró-ferrovia, o vereador por Cuiabá, Francisco Vuolo, que visitou ontem Rondonópolis (210 quilômetros ao sul de Cuiabá).
Segundo Vuolo, a licença de instalação será entregue pelo próprio presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, às 16h, na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, em solenidade que contará com a presença do presidente da América Latina Logística (ALL, detentora da concessão da ferrovia), Bernardo Hees, e do governador Blairo Maggi, entre outras autoridades mato-grossenses.
Atualmente, em torno de 20% do que é exportado pelo Porto de Santos (SP) sai da ferrovia Senador Vicente Vuolo (antiga Ferronorte), participação que deve ser ampliada com a extensão dos trilhos. O projeto prevê que o trem deve chegar a Rondonópolis até 2010. Segundo Vuolo, até o fim do ano deverá estar concluído o estudo ambiental com o local exato para o terminal de cargas, que deve ser construído o mais próximo possível de Rondonópolis.

Nenhum comentário: