quinta-feira, 30 de abril de 2009

Ibama confirma liberação da LI ao Fórum


Da Editoria - Diário de Cuiabá


Representantes do Fórum Pró-ferrovia obtiveram ontem, em Brasília, a garantia do presidente-substituto do Ibama, que também é o diretor de Licença de Instalação, Sebastião Custódio Pires, de que no início da segunda quinzena de maio a Licença de Instalação (LI) para a retomada das obras da ferrovia Senador Vicente Vuolo, antiga Ferronorte, será entregue em cerimônia aqui na Capital.

Como explicou ontem o presidente do Fórum, o vereador e filho do senador que empresta nome à ferrovia, Francisco Vuolo, a data está em aberto e poderá ser entre o dia 15 a 18, pois aguardamos apenas a confirmação da agenda do governador Blairo Maggi, que já teria confirmado presença. “Ontem, estivemos em Brasília para obter um retorno sobre o prazo para liberação da LI que expira hoje, conforme havia sido anunciado pelo presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, há um mês”. Ainda como detalhou Vuolo, há necessidade de alguns ajustes à Licença, já que o documento é relativamente antigo, mas que tudo está sendo encaminhado pela América Latina Logística (ALL) e o Ibama. A empresa é a concessionária da estrada de ferro.

Considerando a data anunciada, Vuolo acredita que na cerimônia mesmo, a ALL possa confirmar o início da retomada das obras. “Acredito, que como há recursos garantidos para este trecho de pouco mais de 200 quilômetros, a ALL já esteja se organizando e certamente estamos como nunca, próximos da retomada”, acrescentou Vuolo. A LI que é objeto de análise vai permitir a construção dos trilhos do quilômetro 501 em Alto Araguaia (415 quilômetros ao sul de Cuiabá) até o 706 já no distrito de Mineirinhos, a cerca de 60 quilômetros de Rondonópolis, também ao sul de Cuiabá.

Os recursos da ordem de R$ 700 milhões já haviam sido assegurados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão liberados à medida que a obra avançar. “Paralelamente ao andar da obra, que marca a retomada dos trilhos, Vuolo antecipa que o Fórum está em articulação permanente para a viabilização da segunda etapa, que é chegar a Rondonópolis, e a elaboração da licença prévia, a também da engenharia financeira para os trilhos chegarem em Cuiabá”. Ele lembra que até 2010 os trilhos devem estar em Rondonópolis, como está expresso no termo aditivo assinado em 29 de abril do ano passado que fixou prazos à ALL.

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