sábado, 25 de abril de 2009

“Temos de invadir o Ibama”, afirma presidente da Frente


Editoria - Diário de Cuiabá

É grande a expectativa das autoridades mato-grossenses com relação ao cumprimento, por parte do Ibama, de que a Licença para Instalação (LI) do trecho da ferrovia Senador Vicente Vuolo – ligando Alto Araguaia a Rondonópolis, sul do Estado – seja concedida até o dia 1° de maio, como foi garantida pelo presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, há quase um mês. Caso não haja a autorização, o presidente da recém criada Frente Parlamentar de Logística, Transporte e Armazenagem, e deputado federal por Mato Grosso, Homero Pereira (PR), sugere que se “invadam o Ibama em Brasília”, como forma de pressionar e garantir a retomada das obras deste modal de transporte, paralisado há quase sete anos no sul mato-grossense.
A frente presidida por Homero deve ser instalada em duas semanas, após a conclusão dos processos regimentais. A retomada dos trilhos no Estado, como frisou o deputado, ontem em Cuiabá, é trazer para a pauta legislativa a necessidade de melhorias na infraestrutura nacional para transporte de cargas em todos os modais, como forma de desonerar o segmento produtivo e o consumidor “que hoje pagam caro pela ineficiência da logística brasileira, especialmente, em Mato Grosso, longe dos centros distribuidores do produtor, como também, do consumidor”. Ele afirma que a ferrovia, sob a concessão da América Latina Logística (ALL), é apenas uma das bandeiras que serão priorizadas nesta agenda parlamentar que acaba de ser oficializada. “Como representante de Mato Grosso, a logística deficitária do Estado sempre foi pauta de nossas ações, agora, mais ainda, porque muitas das soluções a este grande gargalo à produção estão justamente na vontade política, sem necessariamente depender de recursos”. Agora, o deputado pretende por meio da Frente, reunir dados que possam direcionar estudos relativos à questão para mostrar as perdas e os prejuízos que a logística ineficiente imputam ao País.
FORÚM - O presidente do Fórum Pró-ferrovia, vereador Francisco Vuolo, está otimista com relação ao cumprimento dado “pelo próprio presidente do Ibama”. Ele conta que o Fórum tem acompanhando diariamente a movimentação do Ibama e que protocolou ofício na sede do órgão lembrando para o cumprimento do prazo. “Temos representantes do Fórum em Brasília”. A confiança na liberação da LI, como aponta Vuolo, está alicerçada no posicionamento da equipe técnica do Ibama que avalizou a promessa do presidente Messias Franco.
Além do monitoramento, Vuolo, disse que também fez contato com a ALL para saber se havia alguma pendência por parte da concessionária que pudesse prejudicar a liberação da LI, “e a informação que tivemos é de que tudo foi resolvido”.
Questionado sobre as ações que serão tomadas caso o prazo não seja cumprido, Vuolo, disse que tem o ‘plano B’ na manga, mas que acredita na boa notícia vinda do Ibama, até o dia 1° de maio. Com relação à Frente, ele considera a criação dela um marco e uma ação formidável para se buscar soluções definitivas a um dos grandes problemas que o País tem, “eliminando os gargalos de infraestrutura do transporte de cargas”.

Nenhum comentário: