quinta-feira, 2 de abril de 2009

Vereador pede que Ferronorte chegue a Cuiabá


Site Revista Ferroviária 02/04/09

O início da obra da Ferronorte foi um dos assuntos tratados durante a audiência do vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB) e da bancada federal matogrossense , nesta quarta feira (01), com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB). A pauta da reunião a priori era para pedir o apoio do senador para que Cuiabá seja uma das sedes da Copa 2014. Na ocasião, estavam presentes o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) e o vereador da capital e presidente do Forum Pró Ferrovia, Francisco Vuolo (PR).

Vuolo aproveitou a oportunidade para pedir apoio político de Sarney para que a Ferronorte chegue em Cuiabá. “Hoje, o traçado da ferrovia que está incluso no Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC, é do município de Alto Araguaia (MT) até o de Rondonópolis (MT). Estamos pedindo que a obra chegue até a capital, o que significa um aumento médio de 220 quilômetros (Km) de extensão. O apoio do senador é fundamental, pois quando era presidente, em 1989, ele garantiu que a Ferronorte sairia de São Paulo e chegaria à Cuiabá. Para isso, sugerimos que o trecho Rondonópolis - Cuiabá seja incluído no PAC”, destaca.

O presidente do Senado afirmou que para defender a causa seria necessário que tivesse em mãos os documentos necessários para que a ferrovia chegue na capital. “Com o projeto do trecho poderei intermediar junto ao governo federal para que a obra seja incluída no PAC”, explica.

De acordo com o deputado Wellington Fagundes (PR/MT), na semana passada o presidente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, garantiu que até o final de abril a licença de instalação da obra seria liberada de Alto Araguaia, até a localidade de Mineirinho, distante cerca de 70 km de Rondonópolis. Fagundes afirma que tão logo isso aconteça, a empresa responsável pela construção da Ferronorte, a ALL, poderá iniciar a obra.

Também participaram do encontro o secretário de Turismo, Yuri Bastos, os deputados federais Carlos Abicalil (PT), Carlos Bezerra (PMDB), Valtenir Pereira (PSB), Thelma de Oliveira (PSDB), Eliene Lima (PP), Pedro Henry (PP), Homero Pereira (PR), e o senador Gilberto Goellner (DEM) e o vereador Domingos Sávio (PMDB).

Nenhum comentário: