quarta-feira, 20 de maio de 2009

Fórum tentará agora estender traçado até Cuiabá



Jornal A Gazeta


Depois de confirmado o início das obras da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis, a luta do Fórum Pró-Ferrovia será para a extensão do ramal até a Capital mato-grossense. O presidente, Francisco Vuolo, afirma que são aproximadamente 210 quilômetros até Cuiabá, cujos efeitos seriam bastante positivos para a cidade e para o Estado de forma geral. Esta outra pauta de reivindicação do fórum ainda demandará estudos de impacto ambiental.
"Precisamos insistir para trazer a ferrovia até Cuiabá, já que promoveria o desenvolvimento econômico e social, possibilitando o transporte de cargas e de pessoas, gerando oportunidades", acrescenta Vuolo ao comparar com os avanços conquistados por Alto Araguaia, que atraiu empreendimentos, teve ruas asfaltadas e outras melhorias de infraestrutura. Chegando a Cuiabá, o presidente adianta que poderiam ser construídos outros ramais, até Santarém (PA) e Porto Velho (RO), ampliando as opções de escoamento de produtos.
Um dos benefícios da ferrovia para Mato Grosso será o barateamento do frete. Os diretores da ALL preferem não comentar sobre o assunto, mas o governador Blairo Maggi, afirma que em outros países este modal é bem mais competitivo se comparado ao rodoviário, porém também não cita números para esta diferença. O frete é uma questão bastante debatida entre entidades ligadas ao agronegócio que veem na ferrovia uma alternativa para reduzir custos.
Licenças - O presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, argumenta que por mais que os empresários e entidades reclamem da morosidade do órgão para liberação de licenças, o Ibama segue normais e rigor para que a fauna, flora, cursos d"água e outros elementos da natureza não sejam prejudicados com a construção de empreendimentos. "Todos os projetos apresentados junto ao órgão têm retorno em até 30 dias, dependendo da documentação apresentada", diz ao completar que qualquer irregularidade detectada por fiscais o empreiteiro está sujeito a sanções, como advertência, multa e suspensão da obra.(FR)

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