quinta-feira, 21 de maio de 2009

Itiquira já se estrutura para maior salto progressista com a ferrovia


Redação 24HorasNews

O vizinho município de Itiquira (região Sul - 350 km de Cuiabá), já desponta hoje como um dos mais estruturados, em termos de logística, para receber os trilhos da Ferronorte (Ferrovia Senador Vuolo). Uma maior expansão progressista vai se consolidar brevemente nas mais distintas áreas desse território, garantiu hoje (20-05) o prefeito Ernane José Santos, após se reunir com o prefeito da Capital, Wilson Santos, no Palácio Alencastro. "Com a ferrovia em franca operação, o panorama de Itiquira será bem diferente e melhor em tudo".

Ernane também participou ontem (19-05) à tarde, na sede da Fiemt, a convite do vereador Francisco Vuolo, presidente do Fórum Pró-Ferrovia, de uma reunião sobre a retomada das obras em MT. No ato, o presidente do Ibama, Roberto Messias Franco, oficializou a entrega da licença que autoriza nova etapa desse empreendimento ferroviário, paralisado há anos em Alto Araguaia.

Para o chefe do Executivo de Itiquira, "não existe futuro quando o presente não é encarado com seriedade e concentração esforçada". Ele explicou que todos os componentes da Prefeitura e demais moradores de Itiquira pensam de forma idêntica. "Não há nenhum cidadão de Itiquira que desconheça os benefícios ilimitados que a ferrovia vai trazer. No que toca à parte do Poder Público Municipal, estamos empenhados em trabalhar e auxiliar para que nada possa dificultar a chegada dos trilhos da Ferronorte a Itiquira". O município - descreve - "está bem preparado para se tornar um dos referenciais estruturados do transporte de cargas no Estado".

Ele adianta que os investimentos projetados por Itiquira para receber a ferrovia são de ordem estratégica. "Vamos poten cializar ações geradoras de emprego e renda. A Prefeitura está a postos para auxiliar a Ferronorte no que for preciso à instalação dos trilhos em nosso município. Não nos falta ânimo e nem boa-vontade de quantos compartilham desse pensamento positivo de avançar seguramente para o futuro".

Ernane José Santos se orgulha de que Itiquira já conste no traçado seguro dos trilhos rumo a Cuiabá. Uma prova - resume - da importância do município que administra no mapa de Mato Grosso. "Os trilhos vão passar a poucos quilômetros da sede da nossa cidade. Isso já significa potencial desenvolvimento da região e das demais programadas no traçado".

Os ganhos se estendem além do transporte de cargas e diminuição expressiva do volume de carretas nas rodovias que ligam às cidades a serem servidas pela ferrovia, explica ainda o prefeito de Itiquira. "No geral, a ferrovia é só progresso. Com menos carretas em trânsito diário, o estado de con servação dessas rodovias e a facilidade de trânsito serão ampliados". Sem falar - observou - "nos ganhos turísticos e na possibilidade de transporte de passageiros em etapa posterior". Também o número de vítimas em acidentes (envolvendo carretas) tende a ser reduzido drasticamente - é outro dado mencionado pelo prefeito.

ALGUMAS DAS AÇÕES - Determinado a marchar firme com todos os setores da sociedade e outros para que Itiquira obtenha o máximo de benefícios com a chegada dos trilhos da Ferronorte, o prefeito Ernane José Santos disse que a Prefeitura está em fase de implantação de três canteiros de obras com vistas a dar suporte logístico ao empreeendimento:

"O primeiro canteiro de obras vai ser montado na Fazenda Romeira, divisa de Itiquira com Alto Araguaia. O canteiro central está indicado para ser instalado na região da Cabeça de Boi, município de Itiquira. O terceiro ficará baseado na região de Mineirinho (Itiquira). A previsão é de que, juntos, estes canteiros abriguem cerca de 800 trabalhadores do nosso município, e um sem número de empregos indiretos".

Um outro projeto da Prefeitura de Itiquira é construir um Terminal de Cargas (produções agrícolas - soja/milho) e madeira. "A APÊ (reflorestadora) já plantou milhares de hectares de eucalipto. E pretende plantar algo em torno de 90 mil. Já fez clara opção de que o transporte seja feito pela ferrovia até São Paulo. São empresas que assinalam a corrente de força de toda a região de Itiquira e proximidades. A Usina Sonora (90 km de Itiquira) é outra empresa que tem interesse de efetuar o transporte do produto que fabrica pelos trilhos da Ferronorte".

Alguns desses projetos podem contar com parceria de empresas internacionais, adiantou o prefeito de Itiquira. "Já estou em mobilização com empresários desses segmentos produtivos. E tenho conversado com a América Latina Logística (ALL) para ver q ual é o melhor procedimento capaz de acelerar as metas comuns de trabalho entre ela (responsável pela ferrovia) e o município de Itiquira. Temos tido boa sintonia de ações".

Em visita ao município de Itiquira, o vereador Francisco Vuolo conferiu recentemente o marco da ferrovia (por onde vai passar). Acompanharam o parlamentar cuiabano os vereadores de Itiquira Silvano Tunes, Alcides, Leôncio e o secretário de Agricultura do município, Heber.

Nenhum comentário: