terça-feira, 19 de maio de 2009

Licença é entregue e as obras da ferrovia devem começar em junho


Da Redação/Thalita Araújo
Site Olhar Direto

Muito em breve, Mato Grosso poderá comemorar o início de mais um trecho de ferrovia em seu território. A primeira licença ambiental para retomar as obras foi entregue às autoridades estaduais da tarde de hoje, 19, pelo presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente, Ibama, Roberto Messias Franco. A licença era o único entrave e, no mês que vem, as obras devem começar. A solenidade de entrega aconteceu no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Fiemt.O novo trecho da ferrovia será feito do município de Alto Araguaia até Mineirinhos, distrito da cidade de Itiquira, a 50 quilômetros de Rondonópolis. A licença entregue hoje é referente aos 13 primeiros quilômetros do trecho que, ao todo, tem 200. As duas outras licenças para o restante das obras saem no mês que vem.

Quem recebeu oficialmente o documento das mãos de Roberto Messias foi o vereador Francisco Vuolo (PR) presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá. “A licença significa o início das obras. É um passo irreversível”, afirma, dizendo que nada mais irá impedir o começo e a conclusão dessa obra. Vuolo diz que o cronograma prevê que até o fim de 2010 o trecho fica pronto.Bastante emocionado, o vereador, em seu discurso, disse que exatamente há 8 anos, no dia 20 de maio, estava perdendo seu pai, Vicente Vuolo, que foi o primeiro político mato-grossense a comprar a briga da ferrovia, tentando articular a passagem dela por Cuiabá.

O trecho até Mineirinhos aproxima ainda mais a realização do sonho, pois a próxima etapa é a passagem por Cuiabá, trazendo a ferrovia pelo sul da cidade, chegando ao Distrito Industrial. Vuolo afirma que os estudos necessários já estão sendo feitos para viabilizar essa próxima obra.

Pedro Roberto Almeida, presidente da América Latina Logística, ALL, que assumiu a Brasil Ferrovias há três anos no processo de privatização, afirma que a obra será um marco para o Estado e os primeiros trabalhos terão início no mês de junho. Em julho, o canteiro de obras estará pronto. “Na safra de 2011, o trem vai estar passando ao lado de Rondonópolis”, anima-se o presidente.

Roberto Messias disse que se sente contribuindo com a realização de um sonho mato-grossense e que estará sempre “de portas abertas” para o que as autoridades locais precisarem. Ele ressaltou a dificuldade de aliar crescimento e desenvolvimento à preservação ambiental e o trabalho árduo do Ibama para equilibrar-se entre esses dois pontos.

Nenhum comentário: