quinta-feira, 26 de março de 2009

Licença para obras da Ferronorte sai em 30 dias, promete presidente do IBAMA


Site Olhar Direto - 26/03/09

A licença de implantação para a retomada das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo deve sair dentro de 30 dias. O compromisso foi assumido hoje pelo presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, na reunião com líderes políticos e empresariais de Mato Grosso. A licença de implantação é o documento que falta para a conclusão do trecho da Ferronorte que liga os municípios de Alto Araguaia a Rondonópolis. A construção da ferrovia aumentará a competitividade e facilitará o escoamento da produção das indústrias do estado, que hoje é grande produtor de soja, milho, algodão, arroz, álcool e madeira“Com a licença, as obras podem continuar e a previsão é que os trilhos cheguem a Rondonópolis até 2010”, disse o diretor da Federação das Indústrias de Mato Grosso, Luiz Garcia, depois do encontro com o presidente do Ibama. Ainda segundo Luiz Garcia, o custo e o impacto ambiental do frete ferroviário são inferiores aos do transporte rodoviário. Ele também explicou que a expectativa dos empresários é que, até 2015, a ferrovia chegue a Cuiabá e, a partir da capital, seja estendida ao norte do Acre e a Santarém, no Pará.
Segundo Roberto Messias Franco, o rigor dos técnicos com a concessão de licenças é necessário para preservar os recursos naturais e evitar ações judiciais contra os empreendimentos. Ele admitiu que há uma demora nos processos, causada pela falta de pessoal para atender ao grande número de pedidos de licença. “O Brasil está crescendo e há um grande número de empreendimentos sendo tocados e nós precisamos estar atentos a todas essas obras”, disse Franco. De acordo com Messias Franco, às vezes, o Ibama demora a fornecer as licenças ambientais pelo órgão ser meticuloso. “Às vezes a demora deixa impaciente os próprios empreendedores. Mas, tudo ocorre em absoluta normalidade”, afirma.
O presidente do Fórum Pró-ferrovia, Francisco Vuolo, ressaltou que essa é uma luta de todos os mato-grossenses. “Com a junção da classe política, do setor produtivo, em especial da bancada federal, conseguimos o parecer favorável, disse.
O deputado Wellington Fagundes (PR-MT) afirma que a reunião foi um passo importante no andamento das obras. “A licença de Instalação era o principal entrave para a retomada das obras da ferrovia, que estava parada há vários anos no município de Alto Araguaia”, destaca. A gerente de relações corporativas de patrimônio da ALL – América Latina Logística - empresa concessionária da ferrovia, Ivana Helena Zamuner, informou que no máximo em 30 dias após a aprovação da Licença as obras devem ser reiniciadas, ou seja, em 60 dias.
O senador Jaime Campos considerou satisfatória a audiência com o presidente do Ibama. “Recebemos a notícia alvissareira de que em 30 dias as licenças ambientais para o prosseguimento das obras da Ferronorte, no trecho Rondonópolis-Cuiabá, e da BR-158 serão liberadas”, revelou. . “Fico feliz com a decisão, que representa um avanço significativo no desenvolvimento de Mato Grosso. A ferrovia vai dar um novo impulso à nossa produção primária e também vai permitir a implantação de indústrias na região”, comentou também o senador mato-grossense

Nenhum comentário: