Da Redação
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O governador Blairo Maggi (PR), políticos e empresários se reúnem nesta segunda feira, juntamente com o Fórum Pró-Ferrovia, para discutir as novas ações para a vinda da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá. O encontro acontece às 8h30, na sede da FIEMT.
É a primeira reunião que o Fórum realiza neste ano. Na última semana, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, a Resolução 3.042, autorizando o Projeto Executivo de Engenharia elaborado pela América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia a executar 13 quilômetros da obra, no trecho entre Alto Taquari e Rondonópolis.
O presidente do Fórum, Francisco Vuolo, acha a extensão pequena. “Não é o que nós queremos. Tivemos uma audiência pública em Brasília, no primeiro semestre do ano passado, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e lá foi colocada claramente a montagem da engenharia financeira necessária para a construção do trecho até Rondonópolis e a definição do traçado até Cuiabá”, afirmou.
Segundo ele, ficou definido que seria formada uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que ficaria incumbida de fazer a captação de R$ 700 milhões para cobrir o custo desse trecho. “Agora, nós queremos saber como é que ficou essa situação", disse Vuolo.
Também entrará na pauta de discussões a realização do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), no trecho que compreende a localidade de Mineirinho (60 km ao Sul de Rondonópolis), passando por Rondonópolis e chegando a Cuiabá.
Inicialmente, a idéia é que, a partir de Mineirinho, seria criado um ramal até Rondonópolis, porém, o Fórum não aprovou a idéia, temendo que, a partir desse ramal, fosse feito o desvio do traçado original, fazendo com que a Ferronorte se afastasse de Cuiabá, ao invés de chegar até a Capital mato-grossense.
O Fórum Pró-Ferrovia não se reuniu no segundo semestre do ano passado, por conta de se tratar de um ano eleitoral. De acordo com Vuolo, essa foi uma decisão para evitar qualquer comentário a respeito de uma possível utilização da Ferrovia como fato eleitoreiro.
“Muita gente confunde as coisas, então, para evitar qualquer coisa dessa natureza, preferimos deixar as coisas quietas, porém, agora estamos retomando as discussões porque se trata de um interesse do Estado de Mato Grosso e não do vereador Vuolo, ou do governador Blairo Maggi”, completou.
O governador Blairo Maggi (PR), políticos e empresários se reúnem nesta segunda feira, juntamente com o Fórum Pró-Ferrovia, para discutir as novas ações para a vinda da Ferrovia Senador Vicente Vuolo até Cuiabá. O encontro acontece às 8h30, na sede da FIEMT.
É a primeira reunião que o Fórum realiza neste ano. Na última semana, a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) publicou, no Diário Oficial da União, a Resolução 3.042, autorizando o Projeto Executivo de Engenharia elaborado pela América Latina Logística (ALL), empresa responsável pela construção da ferrovia a executar 13 quilômetros da obra, no trecho entre Alto Taquari e Rondonópolis.
O presidente do Fórum, Francisco Vuolo, acha a extensão pequena. “Não é o que nós queremos. Tivemos uma audiência pública em Brasília, no primeiro semestre do ano passado, com o ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e lá foi colocada claramente a montagem da engenharia financeira necessária para a construção do trecho até Rondonópolis e a definição do traçado até Cuiabá”, afirmou.
Segundo ele, ficou definido que seria formada uma Sociedade de Propósito Específico (SPE), que ficaria incumbida de fazer a captação de R$ 700 milhões para cobrir o custo desse trecho. “Agora, nós queremos saber como é que ficou essa situação", disse Vuolo.
Também entrará na pauta de discussões a realização do Estudo de Impacto Ambiental e do Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), no trecho que compreende a localidade de Mineirinho (60 km ao Sul de Rondonópolis), passando por Rondonópolis e chegando a Cuiabá.
Inicialmente, a idéia é que, a partir de Mineirinho, seria criado um ramal até Rondonópolis, porém, o Fórum não aprovou a idéia, temendo que, a partir desse ramal, fosse feito o desvio do traçado original, fazendo com que a Ferronorte se afastasse de Cuiabá, ao invés de chegar até a Capital mato-grossense.
O Fórum Pró-Ferrovia não se reuniu no segundo semestre do ano passado, por conta de se tratar de um ano eleitoral. De acordo com Vuolo, essa foi uma decisão para evitar qualquer comentário a respeito de uma possível utilização da Ferrovia como fato eleitoreiro.
“Muita gente confunde as coisas, então, para evitar qualquer coisa dessa natureza, preferimos deixar as coisas quietas, porém, agora estamos retomando as discussões porque se trata de um interesse do Estado de Mato Grosso e não do vereador Vuolo, ou do governador Blairo Maggi”, completou.
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