26/03/2009 - PNBOnline
A licença de implantação para a retomada das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo deve sair no prazo de 30 dias. A decisão foi tomada hoje em Brasília, durante audiência entre o presidente do Fórum pró-Ferrovia, vereador Francisco Vuolo (PR) e o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco.
“O presidente do Ibama assumiu o compromisso de ir a Cuiabá num prazo de 30 dias para fazer uma reunião com todas as entidades que lutam pela ferrovia, e entregar a Licença de Instalação (LI). Com isso, será possível a empresa retomar as obras da ferrovia de alto Araguaia a Cuiabá”, afirmou Vuolo por telefone.
De acordo com o presidente do fórum, hoje é uma data histórica, que marca o resultado de uma ação conjunta da entidade junto com o setor político, produtivo e sociedade civil. “A ferrovia vai trazer frutos extremamente positivos para o Estado”, afirmou. O presidente explica que em algumas cidades já ocorreram mudanças. “Alto Araguaia era o 27º município do Estado, e hoje está entre os 10. A cidade cresceu porque atraiu indústrias, gerou empregos, promoveu o seu desenvolvimento”.
A obra esta paralisada, de acordo com o vereador, desde 2003. “De lá para cá houve uma série de mudanças de acionistas, como o Grupo Itamaraty, que era um dos principais. Depois o BNDES assumiu o comando da Ferronorte e, agora, pouco mais de dois anos, a América Latina Logística (ALL) assumiu 100% da concessão”, salientou.
Segundo Vuolo, a empresa captou recursos há um ano na ordem de R$ 1,2 bilhão. E esses recursos foram investidos na malha ferroviária do Estado de São Paulo, que era uma malha extremamente desgastada. “Atualmente a ferrovia transita de Alto Araguaia até o Porto de Santos numa velocidade muito boa. Isso permite proceder o avanço, passando por Rondonópolis e posteriormente a Capital do Estado”.
Ainda de acordo com Vuolo, a ferrovia ao chegar no município de Rondonópolis e em Cuiabá, “teremos mais condições de exportar e, claro maior competitividade. A industrialização vai se fortalecer porque o frete é mais barato. A expectativa é que em 2010 ela chegue a Rondonópolis, e no período de dois a quatro anos ela chegue em Cuiabá, que por sinal já está muito bem preparada para receber a Ferrovia”.
Além do presidente do Fórum pró-Ferrovia, vereador Francisco Vuolo, participaram da reunião o senador Jaime Campos (DEM), os deputados federais Welington Fagundes (PR), Carlos Bezerra (PMDB), Carlos Abicalil (PT) e Valtenir Pereira (PSB). O encontro também teve a presença de vereadores do município de Alto Araguaia.
Everaldo Jota