quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
Itiquirenses esperam expansão econômica
Vívian Lessa
Da Redação
Jornal A Gazeta
Os moradores de Itiquira (a 357 km de Cuiabá) se preparam para vivenciar um dos melhores momentos econômicos desde a fundação há 53 anos. O desenvolvimento vai de carona nos trilhos da Ferronorte que devem chegar à região em agosto deste ano. A expectativa da população é que junto com o empreendimento novas empresas aportem no município, que atualmente tem a economia baseada no agronegócio.
"Estamos com as portas abertas para receber esse novos empresários", afirma o prefeito Ernani José Sander (PSDB). Segundo ele, a cidade está ansiosa para receber essa transformação econômica. "Hoje precisamos receber ajuda do Estado e da União para promover investimento. Mas esperamos que em 10 anos a cidade passe a andar com as próprias pernas". Ele afirma que, com a instalação de empresas a população tende a aumentar.
O sojicultor Gilmar Antônio Mattei, dono de uma área de 18 mil hectares, esperar expandir a produção em cerca de 10%. "A ferrovia vem auxiliar essa intenção". Segundo ele, o preço do produto ficará mais interessante sem um custo alto pago pelo transporte rodoviário. A empresa americana Petrocal já está de olho nas potencialidades do município e planeja começar a moagem de brita ainda este ano. "O empreendimento orçado em R$ 45 milhões deve gerar cerca de 100 novos empregos", calcula o diretor do grupo, Guilherme Guimarães.
Na onda dos investimentos, podem ser somados ainda os recursos que a Seara irá aplicar na construção do Terminal Ferroviário de Itiquira, no valor de R$ 40 milhões. De acordo com o diretor da companhia, Santos Zanin, a obra irá gerar 210 empregos, abrangendo a manutenção de via férrea, funcionamento do terminal, operadores e maquinistas.
A esperança para o desenvolvimento também faz brilhar os olhos do pecuarista Ataliba Garcia de Souza, que ao longo dos seus 80 anos viu a cidade crescer lentamente. "Nunca tivemos tanta transformação econômica como essa que começou nos últimos anos". Para ele, o município ainda precisa de investimento.
"Há pouco tempo nem tínhamos hospital", lembra a enfermeira Lucimar Garcia. Segundo ela, os empregos gerados atualmente são públicos ou criados pelos fazendeiros da região. "Precisamos que venham empresas para aumentar o número de postos de trabalho". Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que o município tem 2,280 mil moradores empregados, que juntos receberam, em 2008, R$ 36,083 mil de remuneração.
O conselheiro tutelar de Itiquira, Adir Alves de Brito, conta que a renda per capita é de R$ 3 mil por mês. "No geral são as fazendas que fazem movimentar a economia local". Segundo ele, a expectativa é que os itiquirenses possam ter outras oportunidades. "Com o aumento da renda, também é fomentado o comércio e outros setores". Na agropecuária, os benefícios devem ser diretamente na compra de insumos.
O sojicultor Marco Basso conta que a opção de ter mais um modal de transporte, como é o caso da ferrovia, deve promover a competitividade da produção no mercado. Para o pecuarista Jair Fortunato, a ferrovia deve fazer com que o preço do frete fique mais baixo. "É justamente a queda no preço do transporte da produção que esperamos", comenta o secretário Intermodal de Transporte e Logística, Francisco Vuolo (PR). De acordo com ele, a chegada da Ferronorte irá promover o desenvolvimento do município e do Estado. "Teremos assim mais uma opção para escoar a produção".
O presidente da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Jandir Milan, lembra que as empresas buscam infraestrutura para promover investimentos. "A finalização da BR 163, por exemplo, deve reduzir em cerca de 25% o custo do frete. Isso é uma característica que atrai as indústrias".
Além do terminal de Itiquira, a malha ferroviária executada pela América Latina Logística (ALL) irá chegar até Rondonópolis. O projeto, avaliado em R$ 700 milhões, deverá ser concluído em agosto do próximo ano afirma o presidente da ALL, Paulo Basílio. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, acrescenta que após essa etapa será construída a ferrovia ligando Rondonópolis a Cuiabá, prevista para ser concluída em 2014. "Buscaremos recursos junto à União para executar o projeto". As obras do terminal de Itiquira foram lançadas no sábado (19).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Gostaria de deixar meus parabéns a todos que estão lutando pela expansão da Ferronorte por Mato Grosso, obra muito importante para o desenvolvimento do país. Um grande abraço a todos.
Postar um comentário