segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Ferrovia chega a Itiquira por meio do Terminal Intermodal


Sandrine Gahyva
Jornal Folha do Estado

Mato Grosso avança mais um passo no trajeto da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) com o lançamento oficial das obras de construção do Terminal Intermodal de Itiquira, João Celi Trichens, ao sul do Estado (a 357 km de Cuiabá), ontem (19).

A estrutura entrará em funcionamento em novembro e se unirá à ferrovia, que deve ficar pronta em agosto. Com investimentos da ordem de R$ 40 milhões, extensão de 6 km e uma área de 70 hectares, o terminal é de propriedade da Seara Indústria de Alimentos.

A estrutura visa atender os produtores de grãos da região sul mato-grossense, gerar 210 empregos diretos e capacidade estática de abrigar 100 mil toneladas de grãos e 2,5 milhões de toneladas em movimento. Os trilhos estão previstos para chegar a Rondonópolis em agosto de 2012 e em Cuiabá até 2014.

Os trilhos passam por Itiquira, vindos de Alto Araguaia com destino a Rondonópolis e chegam a Cuiabá, de acordo com o planejamento e objetivo do governo do Estado, Fórum Pró-Ferrovia e sociedade mato-grossense, considerou o governador Silval Barbosa.

“Necessitamos de uma logística ferroviária e agregá-la à rodoviária, aeroportuária e hidroviária. Este conjunto traduzirá uma redução do custo do frete, maior competitividade nas regiões onde a ferrovia for implantada, para o setor produtivo, principalmente na parte agrícola de grãos e, no caso de Itiquira, um pólo produtor e com proximidade à BR-163, garantirá a atração de indústrias. Isso vai fomentar a economia da região e representar o desenvolvimento e o fortalecimento econômico de toda aquela área”.

Com mais esta etapa concluída, o secretário Extraordinário de Acompanhamento de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, avalia o cenário vivido hoje por Itiquira e Mato Grosso como o início de um novo processo de desenvolvimento. “A ferrovia planta cidades e promove as transformações necessárias, como a atração industrial. O Próximo passo é Rondonópolis e Cuiabá e depois entrar por todo este Mato Grosso”.

A partir de agora, a preocupação deve ser com a vinda dos trilhos até Cuiabá. O senador Pedro Taques afirmou que em Brasília o trabalho será feito para articular junto ao governo federal, através do Ministério dos Transportes, para que o sonho da baixada cuiabana não sofra nenhum entrave.

FERRONORTE
O valor desembolsado pela América Latina Logística (ALL), responsável pela construção dos trilhos de Alto Araguaia até Rondonópolis, é de R$ 700 milhões.
No trajeto, cerca de 1,8 mil empregos foram gerados constantemente. As obras estão avançadas em toda a sua extensão e cerca de 115 quilômetros estão totalmente em obras.
Desse trajeto, 95 km de infraestrutura já se encontram concluídos e mais de 20km de superestrutura (dormentes e trilhos) já foram executados. O trecho possui duas grandes pontes que também estão com obras aceleradas.
O projeto é dividido em três segmentos. O primeiro tem cerca de 13km, o segmento II mede 162km, e o último é de aproximadamente 75km.
A ALL já possui liberação do Ibama de dois dos três segmentos, restando apenas a licença de 76 km do terceiro. A companhia aguarda a emissão da licença e planeja o início da obra nesse trajeto para março de 2011.

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