domingo, 20 de fevereiro de 2011

Em Itiquira, governador afirma que se dedica para ferrovia chegar até Cuiabá


Sissy Cambuim,Site RD News
enviada especial a Itiquira

Ao mesmo tempo em que comemoram a inauguração das obras do terminal ferroviário de Itiquira, o governador Silval Barbosa (PMDB) não tem nenhuma garantia do prazo sobre a chegada dos trilhos a Cuiabá. Em entrevista neste sábado, ele reconheceu que o compromisso da extensão da ferrovia até a Capital foi uma promessa de campanha tanto dele quanto da hoje presidente Dilma Rousseff (PT), mas garante apenas a conclusão da obra até Rondonópolis até o final do seu governo. Espera que em agosto do próximo ano consiga inaugurar a obra já na cidade-pólo do Sul mato-grossense.
“Vamos trabalhar muito. Eu não vou me comprometer porque não depende só do esforço do Estado, mas independente do esforço nós vamos lutar e queremos ver a ferrovia chegar a Rondonópolis e ir rumo a Cuiabá. Vamos lutar muito para isso”, diz Silval, depois do descerramento da placa de início das obras.

Mesmo diante da incerteza da extensão da Ferronorte, os políticos se mostraram otimistas com a inauguração, que tem apenas 35 km de trilhos, faltando mais de 70 km para sua chegada a Itiquira. O único sem histórico político relacionado à implementação da ferrovia, senador Pedro Taques (PDT), assumiu o compromisso de, daqui para frente, lutar pela sua ampliação.

Já o deputado federal Carlos Bezerra (PMDB) preferiu lembrar sua luta no Congresso para a construção da ponte sobre o Rio Paraná. “Fomos eu o (então deputado federal) Vicente Vuolo conversar com o governador de São Paulo, na época, Orestes Quércia, para pedir a construção da ponte. No plenário, a obra era tida como maldita e superfaturada, mas conseguimos aprovar em 1997 aquele que foi o maior orçamento do Congresso no ano e hoje a ferrovia pode ser uma realidade”, destacou.

Foi justamente a falta de infraestrutura no Estado o que emperrou, segundo o presidente da América Latina Logística (ALL), Paulo Basílio, o desenvolvimento da ferrovia em Mato Grosso. Afirma que, depois que o prefeito de Itiquira, Ernani José Sander, o Nani (PSDB), juntamente com o ex-governador Blairo Maggi (PR), intercederam para que a empresa tocasse a obra foram necessários mais de três anos para garantir a infraestrutura mínima. Inclusive, a instalação do Terminal Ferroviário Celi Triques em Itiquira, que não estava previsto no projeto inicial da obra, contou com a iniciativa do prefeito, que comprou a área onde o terminal será construído e doou-a para a Seara.

Outro impasse que teve de ser solucionado antes da ferrovia virar realidade no município foi a questão ambiental. “O Nani transformou meu escritório numa extensão de seu gabinete, de tanto que ele ia me pedir ajuda”, ressaltou Bezerra. O prefeito foi elogiado durante toda a solenidade pelas lideranças. Destacaram que ele demonstra vontade política que ultrapassa as barreiras partidárias. “Mesmo eu dizendo que apoiava a candidatura do meu amigo (o ex-governador) Rogério Salles (PSDB), o deputado não deixou de me atender e foi comigo a Brasília interceder junto ao Ibama”, completou Bezerra.

Um dos mais emocionados foi o secretário extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo (PR), filho do ex-deputado Vicente Vuolo, nome dado à ferrovia. Ele lembrou do esforço do pai para que esse sonho se tornasse realidade. “Fazem 35 anos que o projeto de lei que cria essa ferrovia foi apresentado pelo meu pai, foi aprovado pelo presidente Ernesto Geisel”, lembrou.

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