sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Obra de terminal é lançada


Laís Costa Marques
Da Redação - Jornal A Gazeta

As obras do terminal intermodal de cargas da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) em Itiquira (a 357 km da Capital) serão lançadas amanhã (19). Com capacidade para movimentar 2,5 milhões de toneladas por ano, a estação integra o plano de expansão dos trilhos da Ferronorte até Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá), executado pela concessionária América Latina Logística (ALL) e cujo projeto total está avaliado em R$ 700 milhões.

A construção deverá empregar 210 trabalhadores e até agosto o terminal deve começar a entrar em operação. A principal função do empreendimento está no escoamento da produção agrícola do Estado. A empresa Seara, por exemplo, fez um investimento de R$ 40 milhões na execução das obras de um terminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo destinados à exportação.

O superintendente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Seneri Paludo, confirma o benefício que a nova estação de cargas trará ao setor produtivo primário do Estado. "O fluxo será maior e consequentemente desafoga as rodovias". Com relação aos custos, Paludo explica que estudos ainda não foram elaborados para identificar o impacto, mas que com certeza com maior agilidade, a logística se torna mais eficiente e assim diminui o valor. "O importante é construir a união entre os modais. Não se limitar ao rodoviário, mas integrá-lo ao ferroviário e ao hidroviário, que seria a melhor solução para o escoamento da produção de Mato Grosso".

Para o diretor de Logística da Seara, Jorge Yoshii, o projeto é positivo, não só para a logística da empresa, mas para toda a região. "O terminal irá viabilizar o escoamento através do modal ferroviário, melhorando o resultado da operação e diminuindo o tráfego de caminhões para os principais portos de grãos do país. Isto é, o terminal irá trazer competitividade a todos os produtores da região Norte de MT e MS".

Além dos benefícios para o escoamento da produção, o projeto também refletiu na economia da cidade. No entorno do terminal será construído um distrito, com diversas empresas já manifestando interesse em construir armazéns no entorno do terminal, sendo a Seara a primeira a confirmar a instalação e, de acordo com o prefeito de Itiquira Ernani José Sander (PSDB), uma usina de álcool de Sonora (MS) também está em negociação para a vinda para o Estado. O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), participa da inauguração das obras, juntamente com o presidente da ALL, Paulo Basílio, e o presidente do Grupo Seara, Santo Zanin, o prefeito do município. (Com Assessoria)

Nenhum comentário: