terça-feira, 18 de maio de 2010

Silval ‘veste camisa pró-Ferronorte’


ANA ROSA FAGUNDES
Da Reportagem - Diário de Cuiabá

O governador Silval Barbosa (PMDB) vestiu a camisa e assumiu o compromisso político de trazer a ferrovia Vicente Vuolo, conhecida como Ferronorte, até Cuiabá. Em encontro realizado ontem no Palácio Paiaguás com integrantes do Fórum Pró-ferrovia, o governador afirmou que vai solicitar uma audiência com o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, para tentar incluir a obra na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 2.

A obra está em construção no trecho entre Alto Araguaia a Rondonópolis, devendo ser concluída até 2012. Porém, ainda não existe sequer o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) para sua chegada até Cuiabá. A empresa que constroi e explora a ferrovia, a América Latina Logística (ALL), já demonstrou que não tem interesse em trazer os trilhos até a Capital.

Silval Barbosa se comprometeu, se for necessário, a colocar dinheiro do Estado no estudo de viabilidade da obra, restando ao governo federal a execução do trabalho. Para isso, foi aventado o nome da Valec, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes. A ideia é de que a ALL abra mão do trecho Rondonópolis-Cuiabá, e ele seja construído pela empresa do governo.

A pretensão de Silval é de que essa reunião com o Ministério dos Transportes aconteça em Cuiabá. “Vamos requisitar que venham representantes do governo que tenham poder de decisão, para que já possamos sair daqui com certezas”, disse o governador.

O presidente do fórum, vereador Francisco Vuolo (PR), filho do falecido senador Vicente Vuolo, idealizador do projeto, informou que a proposta sofreu um revés em março, quando não foi inclusa na lista de obras do PAC 2. Quando a ex-ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, a “mãe do PAC”, esteve em Cuiabá representantes do Fórum Pró-ferrovia estiveram com ela e sentiram segurança de que a Ferrovia seria inclusa no programa federal. No entanto, isso não aconteceu.

Para Francisco Vuolo, a inclusão da ferrovia no PAC 2 depende apenas de uma vontade política. “Eu senti segurança no governador Silval, ele fez esse compromisso aqui, com a presença de tanta representatividade. Tenho confiança de agora iremos conseguir que os trilhos cheguem a Cuiabá”, disse o vereador.

O evento contou com a participação e representantes da Famato, CDL, Crea, OAB, o ex-prefeito de Cuiabá Frederico Campos e o ex-prefeito Aecim Tocantins, dos deputados federais Homero Pereira (PR) e Wellington Fagundes (PR).

A obra do trecho entre Alto Araguaia a Rondonópolis foi inclusa no PAC 1, recebendo R$ 691 milhões. Esta verba garante também a elaboração do EIA/Rima até Cuiabá. O Fórum vai lutar para que o trecho Rondonópolis-Cuiabá, com custo estimado de R$ 700 milhões, esteja concluso até a Copa do Mundo.

A obra, chegando a Cuiabá, vai beneficiar toda a Baixada Cuiabana, como Barão de Melgaço, Santo Antônio de Leverger, Cuiabá, Livramento, Acorizal, Jangada e Poconé, além da Grande Cáceres.

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