HUMBERTO FREDERICO
DA REDAÇÃO - Site Midianews
O governador Silval Barbosa (PMDB) vai tentar colocar a obra de construção do trecho Rondonópolis-Cuiabá (pouco mais de 200 quilômetros), da Ferronorte, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.
A sugestão foi feita pelo deputado federal Carlos Abicalil (PT), que é relator do projeto do PAC na Comissão de Orçamento da Câmara Federal. O governador já tinha declarado, em reunião com membros do Fórum Pró-Ferrovia, no começo da semana, no Palácio Paiaguás, a intenção de colocar a Ferronorte dentro do programa.
"Eu fiz a sugestão para o governador, no sentido de que ele reúna a bancada de Mato Grosso e peça que todos lutem para colocar a Ferronorte na previsão de orçamento do PAC 2", afirmou Abicalil.
Caso Silval consiga êxito e coloque a Ferronorte no orçamento do programa, a verba destinada à ferrovia fica automaticamente garantida para 2011, independentemente das mudanças políticas ocorridas depois das eleições estaduais e nacionais de outubro.
Mas, para que o Governo Federal assuma a construção do trecho, a atual detentora da concessão, a Améria Latina Logística (ALL), terá que desistir de explorar o trecho.
O Fórum Pró-Ferrovia, liderada pelo vereador Francisco Vuolo (PR), se mostrou confiante em chegar a um acordo com a empresa, que, em mais de uma oportunidade, por meio de nota, afirmou que não tem interesse em deixar a obra de construção da estrada de ferro em Mato Grosso.
Polêmica
Quando a segunda etapa do PAC foi lançada pelo Governo Federal, grande parte do setor produtivo do Estado ficou frustrada. Isso porque o trecho da Ferronorte, entre Rondonópolis e Cuiabá, ficou de fora do pacote de quase R$ 1 trilhão, anunciado pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário