sábado, 8 de maio de 2010

Movimento pressiona Lula a liberar recursos para ferrovia


Redação Site RDnews

Patrícia Sanches

O movimento "Acorda Cuiabá: Mato Grosso está crescendo e Cuiabá ficando para trás", liderado pelo vereador Francisco Vuolo (PR), está coletando assinaturas para pressionar o governo federal a construir os trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Por enquanto, o projeto ainda está "empacado" sob análise do governo Lula (PT). Para reverter a situação, os membros do movimento prometem divulgar a importância da viabilização da proposta de ligar a Capital ao terceiro maior municipio do Estado.

Segundo Vuolo, a obra deve atrair mais industrias para a região, incentivar a criação de empregos, reduzir o número de acidentes e até baratear o preço dos produtos vendidos em Cuiabá. As pessoas que quiserem assinar o protesto podem entrar aqui no site do Fórum Pró-Ferrovia. "Vamos colocar outdoors nas ruas, fazer panfletagens e reivindicar a implementação da ferrovia", discursou o vereador nesta quinta (6), da tribuna da Câmara.

Hoje a concessão das linhas é da ALL, que pode explorá-las por 90 anos, prorrogáveis por igual período. O Fórum Pró-Ferrovia defende que seja feita nova licitação. Para a construção do trecho entre Cuiabá e Rondonópolis, que possui cerca de 200 quilômetros, são necessários R$ 700 milhões. A reinvidicação é antiga e o então governador Blairo Maggi (PR) solicitou à ex-ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), hoje pré-candidata ao Palácio do Planalto, empenho para a realização da obra. Apesar disso, o projeto foi inserido no PAC 2 apenas como proposta em estudo. Na prática, os recursos para a viabilização da ferrovia ainda não foram assegurados.

Nenhum comentário: