Da Redação - Thiago Itacaramby
Lideranças ligadas ao Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá estiveram reunidas no auditório da Câmara Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), a fim de sensibilizar a União para a chegada dos trilhos da Ferronorte à Cuiabá. Atualmente a concessão da exploração fica por conta da empresa América Latina Logística (ALL).
O contrato de concessão pública federal foi assinado em 1989. O prazo estipulado naquela época era de 90 anos de exploração, com mais 90 anos prorrogáveis. Por outro lado, a medida não havia estipulado prazos para que o avanço da malha ferroviária chegasse a outras regiões do país.
Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, a medida visa inserir a ferrovia no PAC 2; lançar nova licitação, além disso, quebrar o contrato com a concessionária. Conforme ele já existe empresas interessadas no projeto. É o caso da Valec, que explora a Ferrovia Norte-Sul para a VALE por um período de 30 anos. A intenção é de que a empresa passasse a administrar o trecho que irá cortar o Estado.
“Existe termo de aditivo dizendo que a quebra de concessão pode ser feita de modo amigável. Pode criar novas licitações”, explicou.
Vuolo espera colher o número máximo de assinaturas da população mato-grossense. Ele explicou que todo material será encaminhado à Brasília para que medidas emergenciais fossem providenciadas.
O governo federal disponibilizou R$ 691 milhões, cujo recurso contempla as obras até Rondonópolis. Fora isso, cobrirá despesas com a elaboração de estudos ambientais na Capital.
Os investimentos são da ordem de R$ 2,5 milhões por quilômetro quadrado. O valor total da ferrovia até Cuiabá é de R$ R$ 700 milhões, com financiamento via BNDES.
O escoamento via Ferronorte representa 20% da demanda do Porto de Santos, no interior de São Paulo. São transportados 13 milhões de toneladas de grãos por ano.
Segundo o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, com a chegada dos trilhos até Cuiabá haverá mais opções em relação aos tipos de transportes existentes em MT.
“Com essa opção de logística haverá avanços na economia local. O principal deles é a redução dos custos com o frete. Isso irá refletir nas despesas para o produtor rural, consequentemente, aos empresários”, avaliou.
O presidente da CDL Cuiabá, José Alberto Vieira de Aguiar, acredita na chegada dos trilhos até Cuiabá. Segundo ele, será uma vitória em trazer mais uma opção de transporte para Mato Grosso. Conforme ele, trata-se da chegada de mais uma nova alternativa, porém, sem eliminar o transporte terrestre já existente.
As pessoas também podem colaborar com o Fórum Pró-Ferrovia por meio do site www.ferroviaemcuiaba.com.br. Serão colhidas assinaturas da população para chamar atenção da classe política. No portal existem várias informações, cuja atenção é promover agilidade nos processos. O cronograma prevê a conclusão dos trilhos até o Porto de Santarém, no Pará.
PANORAMA
Atualmente duas obras ferroviárias do governo federal, inseridas no PAC estão em andamento no país. São elas – Transnordestina e Norte/Sul. Suas obras ligando o Sudeste com as regiões Nordeste do país. O país possui aproximadamente 28 mil quilômetros de malha ferroviária.
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