terça-feira, 18 de maio de 2010

Fórum quer saída da ALL para trilhos chegarem a Cuiabá


HUMBERTO FREDERICO
DA REDAÇÃO - Site Midianews

O presidente do Fórum Pró-Ferrovia, vereador Francisco Vuolo (PR) previu que, até o final deste semestre, a América Latina Logística (ALL) desista da concessão do trecho que liga a Ferronorte de Rondonópolis até Cuiabá, conforme o MidiaNews já tinha antecipado em abril passado.

Para que isto aconteça, Vuolo está negociando com a empresa: ela deixaria a concessão das obras para, em seguida, uma empresa assumir a construção do trecho; posteriormente, a ALL teria o direito de explorar comercialmente a estrada de ferro. A Valec, empresa estatal, já teria demonstrado interesse em fazer a construção.

"O importante, no momento, é garantir a chegada dos trilhos até Cuiabá e, posteriormente, até Santarém (PA). Não podemos deixar estas cidades de fora, pela importância econômica delas", declarou.

Apesar de a empresa negar, Vuolo garantiu que a ALL não tem interesse em construir os trilhos até Cuiabá. Na semana passada, ele se reuniu com dirigentes da ALL para discutir o problema, sem que chegasse a um denominador comum.

Audiência

O Fórum Pró-Ferrovia se reuniu, em audiência na segunda-feira (17), com o governador Silval Barbosa (PMDB), representantes da OAB-MT, Famato, Fiemt, CDL e políticos que, de uma forma ou de outra, tiveram importância na construção da Ferronorte em Mato Grosso, como o ex-governador e ex-prefeito de Cuiabá, Frederico Campos, e o contabilista Aecim Tocantins.

"Fiquei animado com a forma enfática e entusiástica que o Silval teve. Ele assumiu um compromisso, na frente de diversos representantes da sociedade, de que trará a ferrovia para a capital. Isto me deixou empolgado", afirmou ele Vuolo.

Num discurso improvisado, durante a audiência, o governador, de fato, garantiu aos presentes que o Governo do Estado fará de tudo para trazer os trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá.

Silval Barros disse que, caso a ALL desista da concessão, o Governo do Estado vai assumir financeiramente o estudo de viabilidade da vinda da ferrovia, para em seguida o Governo Federal convocar uma nova licitação de concessão do trecho.

Nenhum comentário: