Entidades vão cobrar dos parlamentares empenho para que obra seja inserida no Programa de Aceleração do Crescimento
Entidades representativas de Mato Grosso, que integram o Fórum Pró-Ferrovia, vão cobrar empenho da bancada mato-grossense no Congresso para questões que envolvem a chegada dos trilhos a Cuiabá. Na próxima segunda-feira, às 14h, será realizada reunião na Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), para debater o assunto. Além dos representantes da entidade, também deverão marcar presença nos debates o prefeito Wilson Santos, o senador Jayme Campos (DEM) e deputados federais como Wellington Fagundes e Homero Pereira, ambos do PR. Confirmaram participação ainda o deputado federal Valtenir Pereira (PSB) além de deputados estaduais. Convites também foram enviados para parlamentares da Câmara Municipal da Capital. O objetivo do encontro é conseguir empenho dos representantes do Estado no Congresso para agilizar o processo referente a Ferrovia. Segundo o presidente do Fórum Pró-Ferrovia, Francisco Vuolo, a reunião debaterá três pontos específicos. O primeiro diz respeito à necessidade de inserção no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) de investimentos para o trecho da ferrovia que liga Rondonópolis a Capital do Estado. A segunda reivindicação se refere ao estabelecimento de prazos para o cumprimento de etapas das obras. A OAB, disse Vuolo, irá apresentar proposta de aditivo ao contrato que determina prazo para a conclusão de obras da ferrovia. “O problema é que não há uma regra que estabeleça critérios para a conclusão de trechos da obra em tempo específico. Assim uma etapa da obra poderá ficar sem conclusão durante anos”, comentou. A concessão, aberta em 1985 durante o governo do presidente José Sarney, do PMEB, é para o período de 90 anos prorrogáveis por mais cinco. A primeira concessionária pertencia ao grupo Itamaraty, do empresário Olacyr de Moraes. Após passar por várias administrações, o controle das obras foi assumido no final de 2006 pela América Latina Logística (ALL). A empresa detém 20 mil quilômetros de linhas ferroviárias na América Latina. O terceiro questionamento a ser debatido no encontro está atrelado ao preço do frete. Segundo Vuolo, os preços direcionados ao setor fogem a realidade. “Nossa intenção é criar um mecanismo para que haja um agente regulador do preço do frete. O setor produtivo não pode ficar refém de preços que não correspondem ao praticado no setor”, ponderou. De acordo com o presidente da entidade, o Fórum Pró-Ferrovia conta com o apoio do governador Blairo Maggi (PR). “O governador está de acordo com as reivindicações. Ele acredita que deva ser cumprido o que diz a lei”, disse.
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