Prefeitura de Cuiabá
O prefeito Wilson Santos participou da reunião com os representantes do Fórum Pró-Ferrovia, na tarde desta segunda-feira, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de cobrar empenho da bancada mato-grossense no Congresso para questões que envolvem a chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá. “Foram cuiabanos que lutaram por ela, não faz sentido chegar até Rondonópolis e não vir à Capital do Estado, onde está o pólo econômico e o maior arrecadador de ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadoria e Serviços), mais de R$ 1 bilhão ao ano”.
Santos pontuou ainda que neste momento é preciso haver união de forças, para que governo estadual, município e parlamentares atuam unidos em nome de uma mesma causa. “Fiquei, na verdade, surpreso pelo presidente Lula anunciar no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) apenas o trecho da rodovia, sem incluir Cuiabá. É um equívoco muito grande que precisa ser corrigido, até porque o plano não prevê apenas recursos públicos, mas privados”.
Na Capital, onde vão se instalar duas indústrias de biodiesel, sendo uma delas com data prevista para agosto deste ano, e ainda mais quatro indústrias de esmagamento de soja, a ferrovia pode baratear em até 50% o preço dos fretes. “Dizer que ela não trará benefícios é miopia. A ferrovia gera emprego, renda, abre portas para novas empresas virem para Cuiabá, também agrega valor ao nosso produto local, pois o custo do frete é bem mais em conta, se comparados com o rodoviário”.
O prefeito Wilson Santos participou da reunião com os representantes do Fórum Pró-Ferrovia, na tarde desta segunda-feira, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), com o objetivo de cobrar empenho da bancada mato-grossense no Congresso para questões que envolvem a chegada dos trilhos da ferrovia a Cuiabá. “Foram cuiabanos que lutaram por ela, não faz sentido chegar até Rondonópolis e não vir à Capital do Estado, onde está o pólo econômico e o maior arrecadador de ICMS (Imposto sobre Comercialização de Mercadoria e Serviços), mais de R$ 1 bilhão ao ano”.
Santos pontuou ainda que neste momento é preciso haver união de forças, para que governo estadual, município e parlamentares atuam unidos em nome de uma mesma causa. “Fiquei, na verdade, surpreso pelo presidente Lula anunciar no PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) apenas o trecho da rodovia, sem incluir Cuiabá. É um equívoco muito grande que precisa ser corrigido, até porque o plano não prevê apenas recursos públicos, mas privados”.
Na Capital, onde vão se instalar duas indústrias de biodiesel, sendo uma delas com data prevista para agosto deste ano, e ainda mais quatro indústrias de esmagamento de soja, a ferrovia pode baratear em até 50% o preço dos fretes. “Dizer que ela não trará benefícios é miopia. A ferrovia gera emprego, renda, abre portas para novas empresas virem para Cuiabá, também agrega valor ao nosso produto local, pois o custo do frete é bem mais em conta, se comparados com o rodoviário”.
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