O secretário de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso, Neldo Egon Weirich, participou na tarde de segunda-feira (14.05) do Fórum Pró-Ferrovia Senador Vicente Vuolo, realizado na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Na ocasião, foi discutida a viabilização da chegada dos trilhos até Cuiabá, por meio da inclusão do projeto no Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), criado pelo governo Luiz Inácio Lula da Silva já no início do seu segundo mandato com objetivo de implementar a economia do país. Hoje, a ferrovia vai até o município de Alto Araguaia (415 Km de Cuiabá) e pelo projeto chegaria apenas até Rondonópolis (212 Km da capital).
O Fórum tem como presidente o vereador Francisco Vuolo, filho do idealizador do projeto da ferrovia, e contou com a participação de alguns parlamentares da bancada federal, como o senador Jonas Pinheiro e os deputados federais Homero Pereira, Pedro Henry, Eliene Lima e Valtenir Pereira. O objetivo, de acordo com o vereador, é mobilizar a bancada para que unida ela lute pela inclusão do projeto no PAC. Também participaram do evento o prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, o presidente da OAB-Secção Mato Grosso, Francisco Faiad, deputados estaduais e vereadores, secretários de Estado, entre outros.
Como secretário do órgão responsável pelo desenvolvimento rural do Estado, setor que tem a logística como ponto fundamental, Neldo Egon se solidarizou com os palestrantes e disse concordar com a chegada da Ferrovia até Cuiabá. “Com certeza a chegada dos trilhos até a capital do Estado é de fundamental importância, pelo importantíssimo papel econômico que essa cidade representa”, avaliou. Neldo Egon também disse concordar que realmente tem que haver um prazo pré-estabelecido para que as obras sejam concluídas e, também, que o preço do frete tem que ser mais discutido, já que o frete rodoviário e o ferroviário estão quase no mesmo patamar e o agente regulador não está estabelecendo regras justas.
Ferrovia
A concessão para a construção da Ferrovia Senador Vicente Vuolo foi aberta em 1985, durante o governo do então presidente José Sarney, para um período de 90 anos a ser prorrogável por mais cinco. A primeira concessionária pertencia ao grupo Itamaraty. Depois de passar por diversas administrações, o controle das obras foi assumido no final de 2006 pela América Latina Logística (ALL).
Site: O Documento
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