13/05/2007 - 24 Horas News (MS)
O Fórum Pró-Ferrovia será realizado nesta segunda-feira (14), em Cuiabá. Representantes de 20 entidades estarão reunidos para discutirem assuntos como, a falta de uma data para a conclusão das obras, o preço do frete e os recursos do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) destinados à ferrovia. A reubnião está marcada para às 14h, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), na capital.
O presidente do Fórum, vereador Francisco Vuolo e o presidente da Famato, deputado federal Homero Pereira se reuniram na sexta-feira (11) para definirem as pautas da reunião. Francisco Vuolo informou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), vai apresentar proposta no sentido de fazer com que a América Latina Logística (ALL), que tem a concessão da Ferrovia, estipule um prazo para a conclusão das obras, já que, atualmente, não existe sequer a previsão para o término do trabalho.
Outra questão a ser discutida na reunião é em relação ao preço do frete cobrado pelo transporte via ferrovia. O Fórum vai propor a criação de um agente regulador que estabeleça critérios para a definição dos valores dos fretes. Os recursos de PAC, destinados à ferrovia é outro assunto que será discutido durante a reunião. Segundo Vuolo, o governo federal destinou recursos para a o ferrovia somente até o município de Alto Araguaia, e as entidades querem que tanto os recursos, quanto a Ferrovia passem por Rondonópolis, chegando a Cuiabá.
Para o presidente da Famato, deputado federal Homero Pereira, a pressão que está sendo feita pelo Fórum, é fundamental para que a ferrovia avance até a capital mato-grossense, repetindo aqui, o mesmo impacto positivo que a obra promoveu no município de Alto Araguaia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário