domingo, 19 de junho de 2011

Benefícios dos trilhos vão além de econômicos


Laís Costa Marques
Da Redação - A GAZETA

Os benefícios da chegada dos trilhos da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte) à Cuiabá vão além do aspecto econômico e trazem melhorias ambientais e sociais para toda a região da Baixada Cuiabana. Com a concretização do modal ferroviário haveria uma redução importante no volume de caminhões que trafegam nas rodovias e, consequentemente, menos emissão de gases poluentes.

De acordo com o professor de Transportes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luiz Miguel de Miranda, levantamentos apontam que por dia circulam 8 mil caminhões entre Cuiabá e Rondonópolis e emitem cerca de 2 mil toneladas de resíduos na atmosfera. A mudança, ou pelo menos alternativa, no meio de escoamento da produção proporcionaria uma redução considerável de poluentes no ar.

Além disso, Luiz Miguel ressalta que o Estado tem um bom desenvolvimento nos setores primário, produção agropecuária, e terciário, de comércio e serviços. Mas que as atividades que mais agregam valor estão ligadas a indústrias e que a ampliação do segundo setor passa necessariamente pela logística, o que torna a instalação dos trilhos indispensável.

"A Baixada Cuiabana não tem condições de se desenvolver sem um projeto de industrialização e para isso é preciso haver alternativas de transportes com preços competitivos, que seria a ferrovia".

Para o coordenador-executivo do Comitê Pró-logística, Edeon Vaz Ferreira, além de proporcionar a industrialização, o modal permitiria que o escoamento da produção agrícola do Estado deixasse de ser refém do frete. Segundo ele, é possível uma economia de até 30% nos custos com frete com o sistema de trilhos em comparação com o rodoviário.

Porém, apesar de grande parte da produção ser conduzida aos portos de Santos e Paranaguá pela Ferronorte, que os trilhos chegam até Alto Araguaia, os produtores ainda não se beneficiaram porque o modelo de concessão adotado no país não permite economizar. "Será preciso rever o marco regulatório vigente para permitir que mais empresas atuem e haja concorrência e assim menores preços".

Além disso, com a Ferronorte até Cuiabá, Edeon revela que será possível falar de um entroncamento ferroviário em Lucas do Rio Verde, interligando a Ferronorte com a Ferrovia Integração Centro-Oeste e Ferrovia Norte Sul, abrindo possibilidades de escoamento por outros portos.

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