segunda-feira, 20 de junho de 2011

Acordo garante estudos de impacto ambiental em MT


DA REDAÇÃO
Site MIDIANEWS

O seminário "Desenvolvimento e Ferrovias - Centro-Oeste" aprova a "Carta de Cuiabá - Ferrovias" e o Governo de Mato Grosso assinaram termo de compromisso com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Valec Engenharia, Construções e Ferrovia para elaboração dos estudos de impactos ambientais e o Relatório de Impacto sobre o Meio Ambiente (EIA-Rima), e o projeto básico do trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis e Cuiabá. O ato aconteceu no gabinete do governador no Palácio Paiaguás.

O seminário aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), e um dos principais focos foi a apresentação um diagnóstico e perspectivas da região Centro-Oeste para ser levado ao seminário nacional que acontece em outubro, quando será elaborada a Carta Nacional.

Quem assinou pela ANTT foi o superintendente de Serviços de Transportes de Cargas (Sucar), Noburo Ofugi. Ele explicou que a agência será a executora dos recursos para elaboração dos estudos de impactos econômicos e ambientais.

"A ANTT buscou firmar esse compromisso com o Governo de Mato Grosso, pois ninguém mais tem mais interesse que o próprio Estado em realizar esses estudos e implantar essa ferrovia; e a Valec porque é a empresa do Governo Federal responsável pela implantação e estará acompanhando todas as etapas dos estudos, para assim que esses estudos estiverem pronto já começar a construção", destacou.

O presidente da Valec, José [Juquinha] Francisco das Neve,s disse que, com a assinatura do termo de compromisso, naturalmente, as coisas vão começar a sair do papel.

"Com a assinatura, a ferrovia começa a nascer de verdade e, com a força política do governador Silval Barbosa e da bancada federal, devemos colocar essa obra no PAC. E, quando os estudos estiverem prontos, poderemos começar a construção. É disso que o Brasil está precisando: colocar o modal em seu devido lugar, já que nós perdemos essa cultura ferroviária", analisou.

O presidente da Frente Mista Parlamentar, deputado Pedro Uczai, disse que a ferrovia é estratégica para o desenvolvimento de Mato Grosso. "Estamos nos convencendo de que é insustentável Mato Grosso projeta seu futuro apenas por rodovias pelo custo dos transportes, pela distância dos centros consumidores e exportadores", disse.

"A ferrovia é o transporte mais barato, é o transporte mais seguro, é o ambientalmente sustentável, mantém as empresas na região e atrai novos investimentos e melhora a situação de nossas estradas. E é por isso que a frente parlamentar de deputados e senadores vai inserir no plano estratégico de desenvolvimento do Brasil, no PPA, no Orçamento, no financiamento de obras Mato Grosso, o Centro-Oeste, nesse plano de integração e construir um sistema integrado e entre os estados e dos Estados com os novos países vizinhos", disse Pedro Uczai.

O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento de Logística de Transportes, Francisco Vuolo, destacou que já é uma realidade em Mato Grosso.

"A ferrovia já está em Alto Araguaia, transporta o equivalente a 12 toneladas de grãos, o que representa dez por cento de tudo que é escoado pelo Porto de Santos. Em setembro deste ano, teremos a inauguração do terminal de Itiquira, e de acordo com o cronograma da ALL, o terminal de Rondonópolis vai ser inagurado em dezembro de 2012 e com assinatura deste termo de compromisso estamos dando o passo concreto para a chegada da Ferrovia Vicente Vuolo até Cuiabá", disse.

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