BRUNO GARCIA
DA REDAÇÃO - Site MIDIANEWS
As obras da ferrovia Senador Vicente Vuolo, cujos trilhos estão estacionados na cidade de Alto Araguaia (415 km ao Sul), serão retomada na próxima terça-feira (21). A informação foi repassada pelo presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, durante entrevista coletiva, no final da tarde desta quinta-feira (16). A garantia de retomada das obras foi dada pela empresa detentora da concessão da ferrovia, a América Latina Logística (ALL), segundo Vuolo.
O trecho a ser iniciado na próxima semana compreende 13 quilômetros, já com autorização ambiental para o andamento da obra, entre os km 501 a 514 da ferrovia. "Esse é mais um de vários passos, mais uma etapa dessa luta para trazermos os trilhos até Cuiabá. Estamos agendando uma visita com todas as autoridades envolvidas e a imprensa ao local, para que seja repassada a visão do empreendimento para toda sociedade", revelou Vuolo.
Ele também detalhou que os 13 primeiros quilômetros fazem parte dos segmentos previstos. Após o primeiro segmento concluído, o presidente do Fórum informou que já está prevista a realização de mais 184 quilômetros de ferrovia, chegando até a cidade de Mineirinho. "Estamos esperando que essa segunda etapa seja autorizada no inicio de agosto", estimou.
Após os trilhos chegarem a Mineirinho, serão realizadas mais duas etapas, sendo uma com a chegada até Rondonópolis, com 55 quilômetros de ferrovia. Essas etapas estarão condicionadas à conclusão da quarta etapa, que seria a ligação entre Rondonópolis e Cuiabá, num trecho de 210 quilômetros. "Teremos a garantia que, assim que as obras sejam iniciadas até Rondonópolis, o traçado até Cuiabá já estará autorizado", disse Vuolo.
A previsão da chegada dos trilhos até Rondonópolis é o final de dezembro de 2010, com a expectativa que a obra tenha seqüência até Cuiabá. "A nossa expectativa é que a safra de 2011 já seja escoada pelos trilhos da ferrovia Senador Vicente Vuolo", afirmou.FrentesO deputado federal Wellington Fagundes (PR), um dos integrantes do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, afirmou que trabalhará para que as obras entre Rondonópolis até Cuiabá comecem pela Capital. "Temos exemplos de ferrovias cujas obras são iniciadas pelas duas pontas, como foi o caso da Norte-Sul. Vamos trabalhar para que as obras aqui tenham duas frentes, ou que comecem por Cuiabá", disse.
Empréstimo
A América Latina Logística (ALL) obteve do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação de um financiamento de R$ 691,6 milhões, para a construção de um trecho ferroviário entre Alto Araguaia e Rondonópolis.
Com prazo de pagamento de 20 anos, a linha de crédito será concedida para a ALL Malha Norte, que será diretamente responsável pela construção, operação, exploração e conservação do trecho ferroviário, cujas obras devem começar no final deste mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário