BRUNO GARCIA
DA REDAÇÃO - Site Midianews
A América Latina Logística (ALL) inicia, nesta terça-feira (21), a retomada das obras da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte. A empresa confirmou ao MidiaNews que uma equipe da construtora Tempo-Sul, vencedora de licitação, deslocou-se, na segunda-feira (20), para cidade de Alto Araguaia (415 km ao Sul de Cuiabá) para começar as obras de implantação dos trilhos em direção a Rondonópolis (a 212 km da Capital).
Conforme anunciado pelo presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), o projeto da Ferronorte existe desde 1989, pela então Brasil Ferrovias. A construção agora sai do papel pelas mãos da ALL. O Fórum reivindica que os trilhos cheguem até Cuiabá, e quer condicionar garantia junto à ALL.
Em dezembro de 2008, a empresa apresentou ao Ibama o projeto para renovação da licença de instalação, cuja autorização para início das obras foi obtida em maio deste ano. Toda a documentação necessária para o licenciamento das demais etapas também já foi providenciada pela ALL.
Essa primeira etapa compreenderá 13 quilômetros, devidamente autorizados pelo Ibama, no trecho dos km 501 a 514 da ferrovia. Na última semana, a ALL obteve aval do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de R$ 691,6 milhões destinados à construção da extensão da ALL Malha Norte, a Ferrovia Vicente Vuolo.
O recurso a ser obtido junto ao BNDES, segundo a empresa ALL, será aplicado na viabilização da construção, operação, exploração e conservação dos 251 quilômetros de ferrovia, ligando Alto Araguaia a Rondonópolis. A previsão é que em agosto, seja autorizados mais 184 quilômetros dos 251 até Rondonópolis, com conclusão da obra em dois anos.
Ainda na programação da ALL, segundo a assessoria de Imprensa, está prevista a construção de um terminal intermodal em Rondonópolis, com capacidade para movimentação inicial de 12 milhões de toneladas/ano, com picos de mil caminhões/dia. O terminal pode chegar a uma movimentação de 25 milhões de toneladas movimentadas anualmente.
Conforme anunciado pelo presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), o projeto da Ferronorte existe desde 1989, pela então Brasil Ferrovias. A construção agora sai do papel pelas mãos da ALL. O Fórum reivindica que os trilhos cheguem até Cuiabá, e quer condicionar garantia junto à ALL.
Em dezembro de 2008, a empresa apresentou ao Ibama o projeto para renovação da licença de instalação, cuja autorização para início das obras foi obtida em maio deste ano. Toda a documentação necessária para o licenciamento das demais etapas também já foi providenciada pela ALL.
Essa primeira etapa compreenderá 13 quilômetros, devidamente autorizados pelo Ibama, no trecho dos km 501 a 514 da ferrovia. Na última semana, a ALL obteve aval do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o financiamento de R$ 691,6 milhões destinados à construção da extensão da ALL Malha Norte, a Ferrovia Vicente Vuolo.
O recurso a ser obtido junto ao BNDES, segundo a empresa ALL, será aplicado na viabilização da construção, operação, exploração e conservação dos 251 quilômetros de ferrovia, ligando Alto Araguaia a Rondonópolis. A previsão é que em agosto, seja autorizados mais 184 quilômetros dos 251 até Rondonópolis, com conclusão da obra em dois anos.
Ainda na programação da ALL, segundo a assessoria de Imprensa, está prevista a construção de um terminal intermodal em Rondonópolis, com capacidade para movimentação inicial de 12 milhões de toneladas/ano, com picos de mil caminhões/dia. O terminal pode chegar a uma movimentação de 25 milhões de toneladas movimentadas anualmente.
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