Site Olhar Direto
De Rondonópolis - Débora Siqueira
Com aporte de investimentos de R$ 50 milhões, o terminal ferroviário de Itiquira
foi inaugurado neste sábado (01), com a presença do ministro dos Transportes,
Paulo Passos, governador Silval Barbosa e lideranças políticas com base
eleitoral na Região Sul de Mato Grosso.
O terminal que faz parte do
projeto de Expansão Malha Norte da América Latina Logística (ALL) integra o
aporte de R$ 700 milhões em investimentos com a construção de 260 km de linha
férrea no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis.
Os produtores do
anel da soja da região de Itiquira e municípios produtores da divisa com Goiás e
Mato Grosso do Sul podem ter economia entre 25% e 30% com frete. “Conforme dados
da Famato (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso) só a nossa região
produz 25,6 toneladas de soja na safra. Para continuarmos produzido sem aumentar
área e com maior produtividade pedimos mais investimentos em logística”,
destacou a produtora rural Maria Anita Zamboni.
Segundo a ALL, além da
área produtora de Ouro Branco do Sul, distrito de Itiquira, o terminal local
será capaz de atender produtores rurais num raio de 200 km. A capacidade
estática do terminal é de 100 mil toneladas e capacidade de embarque de 1,2 mil
toneladas por hora.
O prefeito de Itiquira, Ernani José Sander (PSDB), se
emocionou e quase foi às lágrimas ao comentar que ninguém acreditava que o trem
chegaria na cidade. “Já ouvi muitas vezes dizer que a ferrovia se tornaria um
elefante branco, mas eu via que traria progresso e trouxe. A cidade hoje é
outra”.
O primeiro terminal ferroviário de Mato Grosso, em Alto Taquari
foi inaugurado em 2000. Três anos mais tarde foi em Alto Araguaia. Até o final
do ano, o trem deve chegar em
Rondonópolis.
Investimentos
O ministro Paulo
Passos disse que Mato Grosso em estado diferenciado e tem recebido milhões em
investimentos do governo federal para combater o maior gargalo da produção
agrícola do Estado: a logística. “O ministério liberou recursos para a
duplicação da BR 364/163 entre Rondonópolis e o Posto Gil no valor de R$ 1,1
bilhão, os investimentos em recursos do BNDES para a construção da ferrovia
entre Alto Araguaia e Rondonópolis, asfaltamento das BRs 242 (integração leste e
oeste de Mato Grosso) e 158”.
A frente de trabalho da pavimentação da
rodovia federal que corta a região do Araguaia já esta na altura do município de
Querência, conforme o ministro. Até o final do ano, deve ser concluído o projeto
executivo que traça o desvio da terra indígena Marãiwatsede, do povo
xavante.
Ele ainda garantiu que Mato Grosso terá pelo menos mil
quilômetros de ferrovia e o estado terá impacto positivo com o trem em Lucas do
Rio Verde, um dos principais celeiros mato-grossense.
Estrada
precária
O governador Silval Barbosa foi cobrado para que
promova asfaltamento de 14 km entre a cidade de Itiquira e o terminal
ferroviário, por meio da MT-299. A única frente de trabalho iniciada pelo
governo é a pavimentação do trecho entre a ferrovia e o distrito de Ouro Branco
do Sul. “Estamos concluindo o recapeamento de 36 km e construindo mais 26 km
para chegar ao terminal. Dentro de 20 dias, no máximo, o trabalho será
executado”, garantiu Silval.
Nenhum comentário:
Postar um comentário