LAÍSE LUCATELLI
ENVIADA ESPECIAL A ITIQUIRA
Site Midianews
O terceiro terminal da Ferrovia Senador Vicente Vuolo em Mato Grosso, também chamada de Ferronorte, será inaugurado neste sábado (2), em Itiquira (325 Km ao Sul de Cuiabá), com a presença do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos (PR).
Os dois primeiros, o de Alto Taquari e de Alto Araguaia, já estão em funcionamento desde 2000 e 2001, respectivamente, totalizando 100 quilômetros de trilhos. Com a inauguração do terminal de cargas de Itiquira, a ferrovia passa a operar com a extensão de 290 quilômetros.
A expansão da ferrovia até Rondonópolis, um trecho de 80 quilômetros, já está em andamento, sob responsabilidade da empresa América Latina Logística (ALL). A previsão é que o terminal de cargas daquele município seja inaugurado no primeiro semestre de 2013.
Desse ponto em diante, não há mais previsão, pois a concessão do trecho pertence ao Estado, e ainda está sendo negociada com investidores interessados. U
m grupo italiano, Salcef S/A, e um grupo sul-coreano, Posco, demonstraram interesse em levar a ferrovia até Cuiabá. A empresa China Railway Engineering Corporation estuda implantar os trilhos entre Cuiabá e Santarém (PA). A previsão é implantar também uma linha entre Cuiabá e Porto Velho, mas ainda não há negociações sobre esse trecho.
“A expectativa é muito grande. A cada quilômetro que avança a ferrovia, e está avançando uma média de 2 quilômetros por dia, é a esperança de o produtor de diminuir o custo da sua produção. Amanhã [hoje, 2] é um dia de vitória para nós. Conseguimos a Licença Operacional há poucos dias, depois do esforço enorme de toda a nossa bancada do Governo. E vamos comemorar mais final do ano ou início de 2013, quando ela chegará em Rondonópolis”, disse o governador Silval Barbosa (PMDB), em entrevista, nesta semana.
A Ferronorte servirá, principalmente, para baratear os custos de escoamento da produção mato-grossense até o Porto de Santos (SP). No futuro, com a expansão rumo ao Pará, a produção poderá ser escoada com mais facilidade também para os portos do arco norte.
De acordo com o secretário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes (Selit), Francisco Vuolo (PR), está em estudo a possibilidade de implantar também um terminal de passageiros no trecho entre Rondonópolis e a Capital.
Avanços
A Selit, criada em caráter extraordinário em janeiro de 2011 por Silval Barbosa, foi idealizada principalmente para agilizar as obras das ferrovias. Na avaliação do secretário Vuolo, o principal avanço da secretaria foi cumprir o calendário para inauguração dos terminais de Itiquira e Rondonópolis (prevista para 2013). “Sobretudo, na liberação das licenças ambientais, que demanda uma burocracia muito grande”, observou.
Ele comemora a conclusão de mais uma etapa da obra, mas lamenta que ela tenha demorado tanto para sair do papel. “A ferrovia já deveria estar chegando em Cuiabá. Mas, houve muitos problemas no caminho, com a antiga concessionária, com paralisações das obras. Além disso, o Brasil pecou em não priorizar o investimento em infraestrutura ferroviária”, avaliou.
Vuolo ressaltou que, nesse período à frente da pasta, outro avanço importante foi a elaboração dos estudos de viabilidade sócio-econômica e ambiental, e os projetos do trecho até à Capital. “A previsão é licitar esse trecho no ano que vem, quando teremos o projeto básico do traçado dos trilhos. O que sabemos, por enquanto, é que a ferrovia passará entre a Serra de São Vicente e o Pantanal, e chegará na região do Distrito Industriário em Cuiabá”, disse.
* A repórter Laíse Lucatelli viajou a Itiquira a convite da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário