sábado, 2 de junho de 2012

Silval vê redenção econômica com inauguração de terminal

Gabriela Galvão, Enviada Especial a Itiquira
Site RDnews

O governador Silval Barbosa (PMDB) inaugurou o terminal ferroviário de Itiquira neste sábado (2) com a presença do ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos (PR). Mas a vinda de uma autoridade federal para o Estado e a consolidação de mais um trecho da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), não parece ter sido atrativo suficiente para secretários de estado e deputados, já que nem mesmo os parlamentares da região sul compareceram “em peso” ao evento.
Dos secretários, apenas Francisco Vuolo (Logística Intermodal) marcou presença, mas muito mais pela homenagem prestada ao pai, autor do projeto de interligação de Mato Grosso com São Paulo por trilhos e cujo nome batizou o terminal. Já a Assembleia foi representada pelo ex-prefeito de Itiquira Ondanir Bortoline, o Nininho (PR). Zeca Viana (PDT) também estava presente. Da ala federal, apenas os “pais da criança”, deputados Carlos Bezerra (PMDB) e Wellington Fagundes (PR). Além do senador Blairo Maggi (PR).
O comparecimento “pífio” de políticos do Estado, contudo, não impediu que os presentes exaltassem a importância do acontecimento para economia de Mato Grosso, bem como que cobrassem a continuidade dos trilhos não apenas até Rondonópolis, cujo terminal deve ser concluído até o fim deste ano, mas até Cuiabá.
Silval lembrou dos investimentos que passam a ser cobrados após a conclusão de uma obra desta magnitude. Declarou que de imediato conseguiu R$ 23 milhões para trecho do asfalto de Itiquira até o terminal. Também garantiu que vai orientar ao secretário estadual de Cidades, Nico Baracat (PMDB), a construção de casas no município e no distrito de Ouro Branco. Fez questão, no entanto, de cobrar do ministro a duplicação da BR 163 até Rondonópolis, a solução dos problemas ambientais da BR 242 e a consolidação Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO). “Mato Grosso é puro desafio. Nós contribuímos e vamos cobrar”.
O senador Blairo Maggi (PR), sucinto como sempre, ressaltou que a chegada da ferrovia é muito importante para o desenvolvimento, mas que o Estado continua em desvantagem, pois produz muito e tem pouca população, então não ganha o que precisa do Governo Federal. “Vamos fazer um Estado melhor do que é hoje”, conclamou.
Vuolo aproveitou a presença do ministro para cobrar a presença da presidente Dilma Rousseff (PT) na inauguração do terminal de Rondonópolis, considerado o maior da América Latina. Também ressaltou que a partir dali a América Latina Logística (ALL) não deterá mais a concessão. “É preciso articular para que os recursos sejam garantidos e a ferrovia, decididamente, avance até Cuiabá”.
O ministro, por sua vez, não se fez de rogado e, arrancando aplausos dos presentes, declarou que R$ 8 bilhões já estão garantidos para Mato Grosso. Paulo Passos também reconheceu que o Governo Federal concede menos recurso do que o Estado merece, mas afirmou que estão trabalhando para mudar isso. “O PAC da Infraestrutura vai investir muito em Mato Grosso. Concluímos o projeto da duplicação da BR 163 e vamos começar a licitar os lotes. A BR 242 também será licitada em 7 lotes”.
Quanto a Fico, prometeu a publicação do edital para detalhamento do certame. “Não basta 260 km de ferrovia, é preciso chegar até Lucas do Rio Verde com mais mil quilômetros de trilho para beneficiar este Estado”, reconheceu.
    
Terminal
A ALL, responsáveis pelos trilhos de Alto Araguaia até Rondonópolis, já construiu 120 km de ferrovia, sendo mais 148 km até o terceiro maior município do Estado. Neste trecho, de cerca de 260 km, devem ser investido R$ 700 milhões. O terminal, por sua vez, construído e operado pela Seara, tem pelo menos 6 km de extensão em uma área de 10 hectares. A capacidade é para mil toneladas estáticas e 12 mil toneladas por hora no embarque.

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