domingo, 15 de maio de 2011

Seminário discute modelo de concessão para ferrovia


De Brasília - Vinícius Tavares
Site Olhar Direto

O secretário de acompanhamento da logística intermodal de transportes, Francisco Vuolo, vai debater com o governo, setor produtivo e segmento ligado ao transporte de cargas uma alternativa para que a concessão do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá da ferrovia centro-oeste seja assumida pela Valec ou por meio de uma Parceria Público Privada.

“O monopólio privado só rende benesses à empresa que detém concessão. Por isso, vamos discutir uma alternativa para que a ferrovia fique com a Valec ou seja feita uma PPP. Entendemos que a concessão pública reduz custos do frete e que garanta mais acesso ao transporte ferroviário por parte de todos os usuários”, destacou.

O assunto vai ser debatido no próximo dia 20, em Cuabá, durante seminário promovido pela Frente Parlamentar das Ferrovias na Câmara Federal. Além de Cuiabá, serão realizados outros quatro debates regionais em Porto Alegre (RS), Rio Branco (AC), São Paulo (SP) e Salvador (BA) que serão reparatórios para um seminário nacional sobre Desenvolvimento e Ferrovias no dia 6 de junho em Brasília.

Para o deputado Pedro Uczai, os seminários servirão para fazer os diagnósticos regionais e elaborar a estratégia para a atuação da frente no debate e articulação das políticas de expansão e financiamento das ferrovias. “A nossa intenção é elaborar a estratégia que as ferrovias terão no desenvolvimento do país, e articular para que este modal de transporte possa ter sua importância garantida no Plano Plurianual, que estaremos construindo neste ano aqui no Congresso Nacional”, destacou.

A bancada federal de Mato Grosso assinou um manifesto de apoio à realização do debate. Outra carta em apoio ao debate foi subscrita por 20 entidades do setor produtivo de Mato Grosso e órgãos do governo estadual e da capital do Estado.

Francisco Vuolo destaca que o seminário servirá para fazer um diagnóstico sobre a situação do transporte de cargas no Estado. Também serão discutidas as ações parlamentares sobre questões orçamentárias e modelos de concessões.

“Vamos extrair deste debate uma carta pró-ferrovia com uma pauta de reivindicações do setor”, esclarece.

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