quarta-feira, 18 de maio de 2011

ALL e Ibama debatem licenciamento ambiental com a população


De Rondonópolis - Dayane Pozzer
Site Olhar Direto

Representantes da América Latina Logística (ALL) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) participaram, na noite desta terça-feira (17), da audiência pública para discutir o licenciamento ambiental (EIA/Rima) das obras de implantação do ramal ferroviário de Rondonópolis da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte.

O evento foi realizado no salão de eventos da União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairro (Uramb) e contou com a presença de lideranças políticas, como o secretário estadual de Infraestrutura de Transportes, Francisco Vuolo, e o prefeito José Carlos do Pátio (PMDB), além da participação da comunidade.

O objetivo da audiência foi também o de apresentar as fases já implantadas na concretização da ferrovia e do terminal ferroviário de Rondonópolis, bem como acelerar a emissão da Licença Prévia para o segmento três do Projeto Expansão Malha Norte. Representantes de segmentos sociais tiveram a oportunidade de esclarecerem dúvidas juntos aos representantes da ALL e do Ibama.

O projeto ‘ALL Malha Norte’ visa a extensão da ferrovia em Mato Grosso em 250 quilômetros, de Alto Araguaia a Rondonópolis. O segmento três abrange 75 quilômetros de Itiquira a Rondonópolis e é o único que ainda precisa do licenciamento ambiental para ter as obras iniciadas. Segundo Sildomar Arruda, diretor de Projetos de Infraestrutura da ALL, a previsão é que o trecho e o terminal sejam concluídos até julho ou agosto de 2012.

Representantes da ALL repassaram informações técnicas e de controle ambiental implantadas na construção da ferrovia. O investimento no segundo e terceiro segmento, segundo a empresa, é de R$ 144 milhões, financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na implantação dos trilhos, a ALL utiliza a técnica de aterro armado que consiste em fabricar placas de concreto simultaneamente a terraplenagem.

O maior do País

O terminal ferroviário de Rondonópolis será o maior terminal de commodities agrícolas do País, com investimento total de R$ 760 milhões, incluindo as cerca de 30 empresas que poderão se instalar no local.

O terminal poderá receber dois trens para carregamento ou descarregamento ao mesmo tempo. Os principais produtos transportados, descarregados ou armazenados no local serão grãos, combustíveis, fertilizantes e produtos alimentícios. A área construída terá quase 400 hectares e está localizada no km 94 da rodovia BR 163, a 28 quilômetros do Centro de Rondonópolis, na região do Mineirinho.

A capacidade de embarque e desembarque do terminal será de 25 milhões de toneladas ao ano e, inicialmente, de 11 milhões toneladas/ano. O terminal de Rondonópolis é o quarto da ferrovia. Estão concluídos os terminais de Alto Taquari, Alto Araguaia e, em construção, o de Itiquira. O trecho começa em Alto Araguaia (415 km ao Sul de Cuiabá), passa por Itiquira, e chega até Rondonópolis, em um total de 250 km.

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