segunda-feira, 2 de maio de 2011

Licença ambiental da Ferronorte é primordial para obra não ser parada


De Rondonópolis - Dayane Pozzer
Site Olhar Direto

O processo de licenciamento ambiental do trecho da Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, entre Itiquira e Rondonópolis, vai ser debatido com os segmentos sociais de Rondonópolis durante uma audiência pública marcada para o dia 17 de maio.

A audiência é uma exigência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - Ibama e faz parte das etapas do licenciamento. O debate acontece a partir das 19 horas na União Rondonopolitana das Associações de Moradores de Bairros – Uramb.

O secretário de Logística Intermodal em Transportes do Estado, Francisco Vuolo, afirmou que a audiência pública e a licença permitirá que a obra não seja interrompida. "Se houvesse paralisação poderíamos perder até um ano", observou. Após a audiência, se ocorrer como o esperado, será dada continuidade às obras no trecho de Rondonópolis, cuja conclusão está prevista para 2012.

Os organizadores do evento vão apresentar o projeto à sociedade local e esperam ouvir a opinião pública sobre o empreendimento e as questões ambientais relacionadas. O secretário de Desenvolvimento Econômico do Município, Valdemir Castilho Soares, o Biliu, espera reunir representantes dos diversos setores na discussão.

O trecho da ferrovia entre Itiquira e Rondonópolis terá cerca de 250 km de extensão. Ao todo, 400 mil dormentes serão necessários para o trecho e estão sendo construídos na fábrica de Alto Araguaia. A previsão é de que os terminais fiquem prontos até julho de 2011 em Itiquira e até julho de 2012 em Rondonópolis.

Nenhum comentário: