quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Estado e União reiteram parceria para construção do trecho da ferrovia Rondonópolis-Cuiabá



DANI CUNHA/JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT

O Governo do Estado de Mato Grosso e o Ministério dos Transportes reiteraram parceria para viabilidade técnica e econômica da concessão do trecho ferroviário que ligará Rondonópolis a Cuiabá, na tarde desta quarta-feira (15.09), na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.Ficará sob responsabilidade do Governo de Mato Grosso o estudo de viabilidade econômica da implantação da Ferronorte depois que a empresa América Latina Logística (ALL) confirmou, no último dia 31 de agosto, a devolução dos trilhos ao Ministério dos Transportes, deixando o Governo Federal com a autorização de novas concessões para a garantia da retomada do trecho Cuiabá a Rondonópolis.


O presidente da ALL, Paulo Basílio, concessionária da ferrovia senador Vicente Vuolo, em Alto Taquari e Alto Araguaia disse que o foco da empresa neste momento é concluir o trecho Itiquira-Rondonópolis até 2012. A empresa ganhou a concessão em meados de 2006 e está trabalhando para inaugurar a Ferrovia até Rondonópolis dentro do prazo estipulado pelo edital de concessão. “Estamos muito contentes com o andamento da obra. Tivemos a certeza que o prazo que é 2012 será cumprido”.

Na visita que o ministro dos Transportes, Paulo Passos, e o diretor Geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot, fizeram nesta quarta-feira em Rondonópolis, ficou constatado que a ALL está dentro do cronograma. “Já compramos os trilhos e a fábrica de dormentes já tem um bom estoque pronto para ser usado. A visita do ministro foi muito positiva”, afirmou Paulo Basílio.

Ele explicou que a ALL está abrindo mão do direito de concessão do trecho Rondonópolis-Cuiabá porque a empresa não tinha previsão de construção, enquanto existia uma cobrança por parte do Governo de Mato Grosso em sua implementação, diante da expansão econômica pelo qual o Estado vem passando. “O Governo quer antecipar o estudo e nós não vimos nenhum problema em abrir mão”, afirmou. Segundo ele, só após a chegada dos trilhos em Rondonópolis e o início de operação é que a ALL iria iniciar os estudos de viabilidade técnica e econômica da ferrovia até a capital mato-grossense.

O diretor do Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit), Luiz Antônio Pagot, contou que na visita a Rondonópolis pôde-se constatar in loco, não só o avanço da terraplanagem, mas também dos trilhos, consolidando todo o processo de uma região importante para Mato Grosso. “A ALL está executando a obra em prazo recorde e a conseqüência é que muitas indústrias acabarão se instalando no Estado, trazendo mais investimentos”.

O ministro dos Transportes destacou que a obra deste trecho está em ritmo acelerado e a construção da Ferronorte em Mato Grosso abre um caminho extraordinário para grandes oportunidades, demonstrando um sinal claro do Governo Federal ser parceiro do Governo de Mato Grosso através de uma relação de confiança. “Esse é um Governo que entendeu que a infraestrutura é a base para o desenvolvimento, entre elas, a infraestrutura de transporte. Estou feliz em ver que obras que não saíam do papel hoje são realidades, como é o caso da BR-163 e da 242”.

Paulo Passos enfatizou ainda que Mato Grosso precisa de mais de um trecho, precisa de uma malha ferroviária. “Cuiabá-Rondonópolis será um objeto de estudo para apontar o melhor caminho e a melhor formatação para isso”.

Para o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, a construção da Ferronorte representa benefícios imensuráveis, tornando a região mais competitiva, valorizando as terras, atraindo indústrias, investimentos e oportunidade de geração de emprego e renda. “Além disso, mais duas alternativas poderão ser contempladas com a construção da ferrovia em Mato Grosso, que é o transporte de cargas e passageiros. A construção da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis é o primeiro passo para a chegada dos trilhos até Cuiabá”, ressaltou.

O presidente da Associação Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo destacou a importância do evento ao afirmar ser um marco para o desenvolvimento de uma nova etapa da logística de Mato Grosso.

O governador Silval Barbosa disse que essa parceria com o Governo Federal representa o reconhecimento do que Mato Grosso significa para a economia nacional. “Somos um Estado de oportunidades, onde as perspectivas são muito boas. Precisamos viabilizar a logística de forma mais abrangente, daí a importância de realizar o estudo de viabilidade no trecho Rondonópolis-Cuiabá”, disse Silval ao informar que já existe um pré levantamento de custos para que os recursos para a chegada dos trilhos até Cuiabá não faltem depois da conclusão do estudo. “É num futuro muito próximo que iremos ver o trem apitar”, previu o governador.

Estiveram presentes o ministro das Cidades, Rodrigo Figueiredo, superintendente de Serviços de Transportes de Carga, Noboru Ofugi, diretor de Projetos de Logística Ferroviária da ALL, Sildomar Tavares. secretários de Estado, representantes da bancada federal e de demais segmentos da sociedade civil e organizada.

IN LOCO

O ministro dos Transportes e comitiva sobrevoaram a Ferrovia Ferronorte, nos trechos de Itiquira, entre os Km 70 ao Km 130; e Alto Araguaia, entre os Km 45 ao Km 50. Depois visitaram a fábrica de dormentes em Alto Araguaia. O objetivo foi verificar in loco o andamento das obras de prolongamento da Ferrovia Alto Araguaia a Rondonópolis.

INVESTIMENTOS PARA MOBILIDADE URBANA

O governador Silval Barbosa informou que o Ministério dos Transpores aprovou o projeto de mobilidade urbana para Cuiabá, no valor de R$ 380 milhões, onde serão feitas obras, visando a Copa de 2014, no trânsito, avenidas, viadutos, passagens inferiores e superiores. “O ministro pôde presenciar a situação do trânsito do aeroporto até o Palácio e constatou a importância desse montante para as obras de mobilidade urbana para a nossa capital. Temos que comemorar a infraestrutura e o legado que a Copa vai deixar para Cuiabá”, ressaltou o governador.

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