sexta-feira, 18 de junho de 2010

Fórum consegue R$ 14 mi para aplicação em estudos


JOSIANE DALMAGRO
REPORTAGEM LOCAL
JORNAL FOLHA DO ESTADO

Na reunião entre o Fórum pró-Ferrovia, governo do Estado e a Comissão Mista de Orçamento (GPAC), Mato Grosso recebeu R$ 14 milhões em recursos federais para o estudo econômico, ambiental e definição de traçado do trecho da Ferronorte entre Rondonópolis e Cuiabá, que será realizado pela empresa pública controlada pela União, Valec.
Na reunião foi entregue o protocolo de intenções da construção do trecho para o PAC 2. que será discutido futuramente na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e no Plano Plurianual (PPA) em Brasília. “A inclusão no PAC 2 ainda não foi decidido, mas é o que gostaríamos de escutar após as definições da LDO e PPA”, diz o representante do Fórum Pró-Ferrovia e vereador cuiabano Francisco Vuolo. Vuolo afirma que será discutido ainda em um segundo momento, as definições sobre quem irá realizar a obra, e afirma que a empresa América Latina Logística (ALL), concessionária do trecho entre Mato Grosso até Santarém no estado do Pará, já está ciente da reunião. “Estamos esperando uma posição definitiva da ALL, para nos reunirmos com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na próxima semana e definir quem vai construir e operar a ferrovia.
Como dito anteriormente pelo vereador, a Valec é uma das pretendentes para abocanhar a concessão, e já dá seus passinhos para isso com a realização do estudo econômico e ambiental. “Queremos prazos, e se a ALL não puder dá-los ela terá de passar a concessão, que é pública, para outra empresa”, diz Vuolo.
Na semana passada, a ALL anunciou a abertura de mais 100 quilômetros em seu traçado entre os quilômetros 500 e 676 (Rondonópolis).

Nenhum comentário: