sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fórum vai pedir cassação da concessionária da ferrovia


HUMBERTO FREDERICO
Site MIDIANEWS

O presidente do Comitê Pró-Ferrovia em Cuiabá, Francisco Vuolo, vai pedir a cassação da concessão da ALL (América Latina Logística) para a construção da linha ferroviária do trecho Rondonópolis-Cuiabá. O republicano informou a decisão ao Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, durante audiência na quinta-feira (15), em Brasília.

"Com o apoio do Governo do Estado, vamos fazer um movimento para buscarmos a concessão da ALL. Vou provar ao Governo Federal que a empresa não quer cumprir o combinado, pois eles já manifestaram isso abertamente", afirmou o vereador, em entrevista ao MidiaNews.

Vuolo agradeceu o apoio do governador Silval Barbosa (PMDB), durante a audência com o ministro Passos. "Silval foi firme durante a reunião e garantiu que o Estado vai trabalhar bastante para que a ferrovia chegue a Cuiabá", disse.

Outra pauta discutida foi a exclusão do trecho Rondonópolis-Cuiabá no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. "O ministro me informou que a Ferronorte não entrou no programa porque a concessão pertence à uma empresa particular, a ALL. Por isso, vou pedir a cassação dela", afirmou Vuolo.

A ALL não tem agradado em nada, na sua atuação em Mato Grosso. No final de janeiro, o sindicato dos caminhoneiros ameaçaram pedir ao Governo Federal o fim da concessão que permitiu a América Latina Logística (ALL) explorar a Ferrovia Vicente Vuolo, a Ferronorte, que liga Mato Grosso ao Porto de Santos (SP), a partir dos terminais de Alto Araguaia e Alto Taquari, no Sul do Estado.

A situação dos terminais, como MidiaNews revelou, é precária, além de burocracia, que encarece os custos do transporte de mercadoria que embarcam com destino ao Porto de Santos (SP), pela ferrovia.

Nenhum comentário: