segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fórum vai pedir à Dilma inclusão de trecho no PAC 2


ANTONIELLE COSTA

Midianews - DA REDAÇÃO


O Fórum Pró-Ferrovia rm Cuiabá vai formalizar hoje à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, o pedido de inclusão do trecho da Ferronorte entre Rondonópolis a Cuiabá na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que deve ser lançado em março próximo.Membros da entidade farão uma movimentação no Palácio Paiaguás, onde a ministra se reunirá com a bancada federal e representantes do setor produtivo. Na ocasião, além de formalizar o pedido, a ministra receberá um kit com material contando o histórico da luta pela obra, que iniciou em 1989, com o ex-senador Vicente Vuolo."Queremos um posicionamento da ministra com relação à inclusão da Ferrovia no PAC2, garantindo que os trilhos avancem de Rondonópolis e chegue a Cuiabá. Sabemos da importância da obra para a logística do Estado e temos conhecimento de outras ferrovias que foram concluídas no programa. Dessa forma, consideramos inconcebível a recusa da ministra, que é considerada mãe do programa", afirmou o presidente Fórum, Francisco Vuolo, em entrevista ao MidiaNews.Vuolo afirmou que o governo estadual sinalizou de forma positiva e apoiou a busca do apoio da ministra. "Durante os anos de luta, já tivemos várias conquistas, mas fazer com que os trilhos avancem até Cuiabá, sem dúvida, será uma nova grande vitória", disse.Integram o Fórum: Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Associação dos Produtores de Soja do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Conselho Regional de Economia (Corecon), Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e outros entidades, bem como a classe política.

Obras - Segundo o presidente do Fórum, as obras estão avançadas, com a construção de aproximadamente 690 metros de trilhos por dia rumo ao município de Itiquira (357 km de Cuiabá), onde será construído um terminal com capacidade de armazenamento de grãos e madeira.As obras cujos trilhos estavam estacionados na cidade de Alto Araguaia (415 km ao Sul) foram retomadas no dia 21 de julho passado, após a concessão de licença ambiental, por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).A primeira etapa da compreende a construção de 205 km (entre os km 501 e 706) chegando a Rondonópolis, com o valor estimado em R$ 700 milhões. A empresa detentora da concessão da ferrovia, a América Latina Logística (ALL) obteve do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação de um financiamento de R$ 691,6 milhões.Logo após a chegada dos trilhos em Rondonópolis, será iniciada a etapa que chegará a Cuiabá, num trecho de 210 km.

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