segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Fórum Pró-Ferrovia se reúne com equipe de Dilma Roussef nesta quarta


Da Redação
O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), vai formalizar nesta quarta-feira (20), em Brasília, o pedido de intervenção do Governo Federal para que a empresa concessionária defina, em caráter de urgência, o estudo de impacto ambiental e o traçado da Ferrovia Vicente Vuolo, no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá.
Em companhia do deputado federal Wellinton Fagundes (PR), o presidente do Fórum será recebido em audiência, na Casa Civil, pelo assessor especial da ministra Dilma Roussef, Bernardo Figueiredo. Vuolo levará um pleito já formulado ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e ao diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), Luiz Antonio Pagot, no mês passado. O Fórum quer, por meio da empresa responsável pelas obras – a ALL -, sejam desenvolvidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIMA) e o traçado da ferrovia até a capital mato-grossense.
No dia 22 de janeiro passado, em ofício ao Ministério dos Transportes e ao DNIT, o Fórum Pró-Ferrovia assinalou que diferentes setores da sociedade cuiabana e mato-grossense aguardam, desde 1999, uma definição da União sobre a questão. “Diante do silêncio da concessionária [a América Latina Logística] e tendo em vista a nova fase da política econômica do Governo Federal – que, por meio do PAC, estabelece uma intensa programação de investimentos em infra-estrutura logística para a ferrovia no país-, urge uma definição técnica e política que possibilite vislumbrar a continuidade do processo de crescimento econômico da Baixada Cuiabana”, diz o comunicado.
No documento, o Fórum lembra, também, que a Baixada Cuiabana, além de concentrar o maior núcleo urbano do Centro-Oeste, envolvendo cerca de 40% da população mato-grossense e de 42% de toda a produção estadual, é o maior pólo de consumo, produção e distribuição de Mato Grosso; concentra as principais faculdades e universidades; tem as principais indústrias e outros empreendimentos que representam 80% do setor no Estado; conta com um complexo de infra-estrutura que abriga a Usina de Manso, o Gasoduto Bolívia-Cuiabá e um aeroporto internacional; e o maior entroncamento rodoviário (BR-070, BR-163 e BR-364).
Some-se a isso o fato de a Grande Cuiabá contar, ainda, com o maior centro de convergência de cargas do Estado, além da Estação Aduaneira do Distrito Industrial, já instalada e em pleno funcionamento. “Essa infra-estrutura, associada à alternativa de escoamento mais barata pela ferrovia, garante a implantação de uma política para suprir os 45% de área agricultável na Baixada Cuiabana, principalmente, para a área de hortifrutigranjeiros, atendendo à demanda do mercado consumidor, além de viabilizar alternativa para o mercado externo”, observa Francisco Vuolo.
Para o presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, o resultado do encontro com Bernardo Figueiredo, nesta quarta-feira, será muito importante para o avanço do trabalho do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá.
O assessor especial da ministra-chefe da Casa Civil está na iminência de assumir a presidência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), entidade que representas as concessionárias privadas de ferrovias. Seu nome deverá se aprovado em breve pelo Senado Federal. Figueiredo é um homem de confiança da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. No Palácio do Planalto, vinha acompanhando de perto questões do setor, como as conversas com empresários para acelerar grandes obras rodoviárias e as questões sobre a renegociação do contrato com a ALL para o prolongamento da Ferronorte.

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