O presidente do Fórum Pró-ferrovia, vereador por Cuiabá, Francisco Voulo, e o deputado federal Wellington Fagundes (PR-MT) reivindicaram ao subchefe de Articulação e Monitoramento da Presidência da República, Maurício Carvalho, a inclusão do estudo de viabilidade técnica e ambiental da Ferronorte de Rondonópolis até a Capital do Estado, no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).O pleito foi feito há pouco em audiência no Palácio do Planalto que discutiu a inclusão no PAC do traçado da Ferronorte (Ferrovia Vicente Vuolo) de Rondonópolis até Cuiabá. Até o momento, o trecho inserido no PAC garante a chegada dos trilhos a Rondonópolis. As obras devem iniciar em junho deste ano com previsão de ser concluídas em setembro de 2010, conforme previu a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Agora, os dois parlamentares acreditam que é preciso incluir no mesmo programa o estudo do traçado até Cuiabá.Segundo o presidente do Fórum Pró-ferrovia, é preciso garantir o estudo até a Capital e, numa etapa futura, avançar a ferrovia até Santarém (PA) e Porto Velho (RO), como consta no projeto original.De acordo com Maurício Carvalho, a proposta é extremamente importante do ponto de vista de logística de transportes, principalmente para a região Centro-Oeste, onde já está incluído no PAC a construção e a conclusão do trecho da ferrovia de Alto Araguaia até Rondonópolis. "Faz todo o sentido essa reivindicação do deputado Wellington e do vereador Vuolo em incluir esse trecho no PAC. "Precisamos dar o máximo de atenção a esse pleito", disse. Maurício afirmou que irá levar ao ministro dos Transportes e à ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, essa reivindicação.O deputado Wellington Fagundes aproveitou a oportunidade para sugerir uma alternativa para melhorar o tráfego de veículo entre Rondonópolis e Cuiabá, que seria o asfaltamento da estrada velha até a Capital passando pelo povoado de São Lourenço de Fátima, Distrito de Juscimeira. Segundo o parlamentar, essa é uma possibilidade de melhorar o trânsito nesse trecho da BR-364. De acordo com Fagundes, esse assunto já foi discutido com o governador Blairo Maggi. "Essa é uma forma de reduzirmos o número de acidentes nessa rodovia", acredita.O trecho de duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá está incluído no PAC e os investimentos já estão sendo feitos nos principais pontos críticos que são: a Serra de São Vicente e as passagens urbanas de Jaciara, São Pedro da Cipa e Juscimeira. Juntos, esses trechos são responsáveis por 92 % dos acidentes entre Rondonópolis e Cuiabá, segundo dados da Polícia Rodoviária Federal. A sugestão de asfaltamento da estrada velha vai ser levada ainda hoje ao ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento. Também participou da audiência o diretor da FIEMT (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), Fernando Kuzai. A audiência com o ministro dos Transportes está agendada para as 16h00 desta quinta-feira (horário de Brasília).
Nenhum comentário:
Postar um comentário