sábado, 21 de setembro de 2013
Licitação deve ser lançada em 2014
KAMILA ARRUDA
Da Reportagem
Jornal Diário de Cuiabá
A expansão da Ferrovia Senador Sebastião Vicente Vuolo até Rondonópolis mal foi inaugurada e o governo já trabalha para ampliá-la até a Capital. A tendência é que a licitação para o novo trecho seja lançada já no ano que vem, após a conclusão do estudo de viabilidade.
A informação é do secretário Extraordinário de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo. Segundo ele, a proposta é que a ferrovia também faça o transporte de passageiros.
Em 2011, o governador Silval Barbosa (PMDB), Valec, ANTT e o governo federal assinaram o contrato para produção dos estudos sobre o trecho de Rondonópolis a Cuiabá e Cuiabá até Santarém (PA). A previsão é que a pesquisa, que está sendo produzida pela Universidade de Santa Catarina, fique pronta no início do ano.
“Esta etapa está cumprida. Cabe a nós, agora, seguirmos para a nova etapa, o novo capítulo, que é rumo a Cuiabá. Até abril, teremos a conclusão do desenho do traçado, das questões ambientais e econômicas. Não só para o transporte de carga, mas também para o de passageiro. A expectativa é de que, já no ano que vem, a presidente Dilma, junto com o governo federal, inicie o processo de licitação para a concessão e a empresa que vai construir a ferrovia. Se Deus quiser, que ela avançará e de Cuiabá seguirá até Santarém”.
Após a chegada do estudo, entretanto, a expansão da Ferronorte deve passar por algumas etapas. “Tomada de subsídio, audiência pública e leilão que, com o projeto pronto, já estará sendo potencializado pelo governo federal. Quem conduz todo esse processo é a ANTT. O governo do Estado, por meio da nossa secretaria, acompanha todos esses encaminhamentos”, explica Vuolo.
O projeto Expansão Malha Norte, no trecho Alto Araguaia/Rondonópolis, e o Complexo Intermodal Rondonópolis, foi inaugurado nesta quinta-feira (19), pela presidenta Dilma Rousseff.
O empreendimento, que está inserido no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), possui especial importância para o escoamento ferroviário das safras de grãos do Centro-Oeste para o Porto de Santos, além de facilitar o recebimento de insumos, fertilizantes e produtos industrializados.
A ferrovia tem extensão total de 260 km. O trecho entre Alto Araguaia e Itiquira tem 117,5 km e está em operação desde abril de 2012. Já a parte de Itiquira a Rondonópolis conta com 142,5 km e entrou em operação em agosto de 2013.
Localizado a 28 km do centro da cidade e a 14 km do aeroporto de Rondonópolis, o Complexo Intermodal Rondonópolis (CIR) abrigará cerca de 20 empresas em uma área de 385,5 hectares. A expectativa é que 20 milhões de toneladas de grãos passem por ele. Cerca de 10 mil trabalhadores participaram da construção da Ferronorte.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário