sexta-feira, 26 de abril de 2013

Lançados estudos para novas ferrovias em Mato Grosso



JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT


A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em reunião de sua diretoria, a celebração do Termo de Cooperação Técnica entre a própria ANTT e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que tem por objeto a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental dos trechos ferroviários Rondonópolis/Cuiabá e Cuiabá/Santarém (EVTEA).

O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, diz que esse é o primeiro-passo para efetivação da implantação e construção da Ferrovia Vicente Vuolo, de Rondonópolis até Cuiabá e Cuiabá – Santarém.

Ele informa que os trabalhos serão desenvolvidos pela UFSC, cuja expertise na área de construção de ferrovias é reconhecida internacionalmente. Esses estudos, segundo Francisco Vuolo, deverão estar concluídos entre 10 a 12 meses.

“Assim que estivemos de posse do EVTEA, vamos iniciar o segundo passo, que o processo para a tomada de subsídios e abertura do leilão da concessão desses trechos”, disse. Segundo ele, o governo está empenhado na implementação do modal ferroviário, como suporte importante para a agregação de valores na nossa produção e, fundamentalmente, garantir o escoamento dentro dos prazos contratados pelos produtores. 


AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTESTERRESTRES
DIRETORIA - DELIBERAÇÃO No- 75, DE 17 DE ABRIL DE 2013

A Diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, no uso de suas atribuições, fundamentada no Voto DG - 013, de 17 de abril de 2013 e no que consta dos autos do Processo nº 50500.109258/2012-50, delibera: 

Art. 1º Pela aprovação da celebração do Termo de Cooperação Técnica que pretendem firmar entre si a Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT e a Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, que tem por objeto a elaboração de Estudo de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental dos trechos ferroviários Rondonópolis/Cuiabá e Cuiabá/Santarém - EVTEA.

Art. 4º Esta Deliberação entra em vigor na data de sua publicação.

JORGE BASTOS
Diretor-Geral
Em exercício

Agora desejo é duplicação rumo ao terminal

Fonte: A Tribuna de Mato Grosso
Marcio Sodré

LIBERADO –> O sonho da sociedade rondonopolitana pela duplicação da BR-364 entre Rondonópolis e Cuiabá estará se tornando mais palpável. O ministro dos Transportes, César Augusto Rabello Borges, assinará hoje (23/04) o contrato das obras de duplicação da BR-364 entre os municípios de Rondonópolis e Jaciara. A assinatura ocorre a partir das 8h30 da manhã, na Câmara Municipal, devendo contar com a presença do governador Silval Barbosa. A expectativa agora é que Governo Federal anuncie a duplicação do trecho de 25 quilômetros da BR-163, no acesso ao terminal ferroviário de Rondonópolis.
As obras entre Rondonópolis e Jaciara, a serem executadas por consórcio liderado pela Mendes Junior, representarão a duplicação em um trecho de cerca de 60 quilômetros de extensão da BR-364. A preocupação é que a duplicação não se restrinja apenas a esse trecho, mas consiga abranger por completo o trajeto até Cuiabá. Para isso, ainda haverá a abertura das propostas da licitação do trecho entre Jaciara e Serra de São Vicente, prevista para o dia 10 de maio de 2013. A licitação do trecho entre Serra de São Vicente e Cuiabá foi considerada fracassada, devendo ser realizada novamente.
Diante dos inúmeros exemplos de obras inacabadas em rodovias federais no Brasil, inclusive em Rondonópolis, com a crítica situação da travessia urbana da BR-364, a cobrança da sociedade local e das entidades representativas da região será no sentido de que a duplicação do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá e dos demais trechos até Cuiabá não entrem nesse rol de obras problemáticas. Vale observar que, a partir de agora, caberá ao ministro César Borges dar prosseguimento nas obras de duplicação da BR-364 no estado de Mato Grosso.
O governador Silval Barbosa deve estar em Rondonópolis, acompanhado de uma grande comitiva formada pelo deputado federal Wellington Fagundes, deputados estaduais, secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alan Zanatta, que esteve em visita ontem ao Jornal A TRIBUNA juntamente com o deputado estadual Sebastião Rezende (veja matéria na página 05 desta edição), do secretário estadual de Transportes e Pavimentação Urbana, Cinésio Nunes, do secretário adjunto de Comunicação, Aroldo Souza, entre outros.
Em relação ao Governo do Estado, espera-se que Silval possa, enfim, anunciar a data da assinatura da ordem de serviço das obras de conclusão da estrada alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal: a MT-040. Inclusive, há informações de que a assinatura da ordem de serviço do trecho restante, algo em torno de 77 quilômetros, ocorra em Rondonópolis, também em reconhecimento do fato da sociedade rondonopolitana ter sido a grande articuladora e agente pela consolidação dessa estrada alternativa à BR-364. Outra expectativa é que o governador fale da retomada das obras da pavimentação da “Rodovia do Leite”, requerida pelo deputado J. Barreto, na região de São José do Povo e Pedra Preta.
Mais um assunto que deve ser foco de indagações ao governador será referente aos atrasos dos repasses de recursos para a Santa Casa e o Hospital Regional. Espera-se que o governador traga informações relativas à normalização desses repasses.