domingo, 23 de outubro de 2011

Ferrovia vai ampliar desenvolvimento do Sul, diz Silval


DA REDAÇÃO
Site Midianews


O governador Silval Barbosa participou, na sexta-feira (21, de uma mesa-redonda na Câmara Municipal de Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá), para discutir os impactos da chegada da Ferronorte no município.

Moradores e representantes de diferentes setores da sociedade participaram do debate e puderam entender um pouco mais sobre as obras da Ferrovia Vicente Vuolo no Estado.

Na avaliação de Silval Barbosa, a discussão foi oportuna, principalmente para a população, que pode conhecer todo o processo da chegada da linha férrea, bem como as transformações que vão ocorrer em Rondonópolis.

Entre as mudanças estão a industrialização e a geração de empregos, por meio de empresas que vão se estabelecer na região, observou o chefe do Executivo.

"É o desenvolvimento consolidando Rondonópolis como polo regional. A ferrovia consolida o desenvolvimento de Rondonópolis em todos os aspectos: no campo do conhecimento, com a ampliação dos cursos nas universidades; na qualificação de pessoas; na geração de oportunidades. Também confere mais competitividade, custos menores e é uma obra que agride menos o meio ambiente", disse Silval.

O governador lembrou ainda que, além de consolidar a Ferronorte, fazendo com que chegue até Cuiabá, os trabalhos também estão voltados para a região central do Estado - com a rodovia MT-242 e a Ferrovia Integração Centro-Oeste - e para as rodovias federais BRs-163 e 158.

Para o secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística, Francisco Vuolo, a discussão também foi positiva e de alto nível. "As indústrias e o desenvolvimento virão, mas é preciso preparar a nossa sociedade para que não deixe essa oportunidade passar em branco", disse.

Durante a apresentação, o secretário mostrou, por meio de estatísticas, que as cidades que receberam e que estão próximas de receber a linha férrea já apresentam crescimento, como de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) e Produto Interno Bruto (PIB).

Entretanto, ressaltou que, em se tratando de ferrovias, o Brasil ainda está muito aquém da realidade vivida por europeus, asiáticos e norte americanos.

Representando o Ministério dos Transportes e a Agência Nacional de Transportes Terrestres, Jean Mafra dos Reis afirmou no debate que o Governo Federal tem adotado medidas para garantir competitividade no frete cobrado nas ferrovias brasileiras.

"É preciso ter um preço competitivo, por conta disso a agência expediu em junho deste ano resoluções para regular esses valores, entre elas o direito do usuário de ferrovia e o direito de passagem", observou. Com isso, o usuário poderá fazer o transporte de seus produtos com os próprios vagões.

Também fizeram parte da mesa-redonda o vice-governador Chico Daltro, os deputados Wellington Fagundes e João Maia, da Comissão de Desenvolvimento Econômico Indústria e Comércio; o deputado estadual J. Barreto, representando a Assembleia Legislativa de Mato Grosso; José Carlos do Pátio, prefeito de Rondonópolis; vereador Ananias Filho, presidente da Câmara Municipal de Rondonópolis; o diretor da Sudeco, Marcelo Dourado; o superintendente da América Latina Logística (ALL), Adriano Bernardi; e demais autoridades.

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