sexta-feira, 9 de setembro de 2011
ALL entrega viaduto ferroviário em Itiquira
Site - O Documento
A América Latina Logística – ALL, empresa de logística ferroviária que mais cresce no país, entrega neste sábado (10.09), mais uma obra, a segunda em 15 dias, no trecho entre Alto Araguaia e Itiquira (MT). A obra em questão é o término da construção de um viaduto na altura do km 84 da ferrovia, distante 25 km da área urbana de Itiquira, numa localidade chamada de Córrego Cabeceira Comprida. Esta obra teve início em julho do ano passado e possui 330 metros de extensão. É sustentada por 12 pilares com 11 vãos.
O viaduto faz parte das obras do projeto de Expansão Malha Norte da ALL. A previsão é que o trecho de 112 quilômetros entre o terminal de Alto Araguaia até o município de Itiquira (ambos na região Sul do Estado) seja concluído no próximo mês. São mais de mil operários e técnicos trabalhando em revezamento de turno para conclusão dos trabalhos dentro do prazo previsto pela ALL. Com a conclusão de mais este trecho, restará apenas o prolongamento dos trilhos onde funcionará o terminal intermodal de embarque, previsto para movimentar cerca de 2,5 milhões de toneladas/ano de soja, farelo de soja e milho.
As obras de prolongamento da ferrovia em direção ao município de Itiquira iniciaram em 2010. O trecho de 112 quilômetros faz parte do Projeto Rondonópolis, extensão na qual a companhia investe cerca de R$ 700 milhões. O terminal intermodal de Itiquira fica 14 km distante do centro da cidade, que já vive a expectativa da chegada dos trilhos e, consequentemente, da inauguração do terminal, que promete dar um novo dinamismo econômico e desenvolvimentista à cidade com 11.478 habitantes. Fenômeno semelhante aconteceu nos municípios de Alto Taquari e Alto Araguaia, cidades em que a qualidade de vida da população cresceu consideravelmente após a chegada da ferrovia.
Pontilhão
A entrega do viaduto ferroviário é a segunda construção arquitetônica concluída no trecho entre Alto Araguaia e Itiquira num prazo de menos de 15 dias. No dia 29 de agosto foi concluída a obra de um pontilhão no km 74. A obra teve início em outubro de 2010. A ponte tem cerca de 106 metros de extensão e sua liberação é de suma importância, já que a conclusão desse ponto permitiu o tráfego do trem que pôde avançar com uma composição carregada com brita e outros materiais imprescindíveis para o avanço em direção a Itiquira. Deste ponto ao centro da cidade são 35 km até a área central da cidade. A liberação do pontilhão foi recebida com festa e expectativa pela população de Itiquira, município localizado na divisa com Mato Grosso do Sul.
Terminal em Itiquira
A inauguração do terminal da ALL em Itiquira deve ocorrer antes do final de 2011. A capacidade operacional está estimada em mais de 2,5 milhões de toneladas/ano, levando-se em consideração produtos como soja em grãos, óleo de soja, milho, álcool, algodão, madeira de reflorestamento, contêineres frigorificados e derivados de petróleo. O empreendimento compreende aproximadamente 6 km de extensão, com uma área de quase 70 hectares. Assim que concluído, o terminal deve gerar 210 empregos no que diz respeito a sua total operacionalização, que abrange desde a manutenção da via férrea até os maquinistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário