terça-feira, 31 de janeiro de 2012
Ibama fará vistoria técnica para liberar terminal intermodal de Itiquira
JOÃO BOSQUO
Redação/Secom-MT
O terminal intermodal de Itiquira está próximo de entrar em operação. O secretário-extraordinário de Estado de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo, informou que o Ibama já agendou para o período entre os dias 13 e 17 de fevereiro uma visita técnica no local para as últimas vistorias e posterior licenciamento de operação (L.O.).
“Sem essa licença o terminal não pode operar”, afirma. Segundo Vuolo, o governo do Estado está acompanhando par-e-passo todo o conjunto das obras. Tanto que, essa visita técnica, ressalta-se, deve a articulação do Governo de Mato Grosso que apresentou a demanda da ALL junto ao Ibama.
As obras de asfaltamento da MT-299, do entroncamento da BR-163 até o Terminal de Itiquira, serão concluídas ao menor sinal de estiagem. Francisco Vuolo ressalta, que o governo está trabalhando na celeridade da conclusão do asfalto. As obras estão em ritmo avançado e deverão estar concluídas nos próximos três meses.
A conclusão do terminal de Itiquira está dentro do cronograma estabelecido pela ALL em parceria com o governo de Mato Grosso. A Ferronorte, lembra Vuolo, agora deve chegar a Rondonópolis até o início de 2013, onde será construído um dos maiores terminais intermodais, para escoamento da produção agrícola e outros produtos.
O governo de Mato Grosso já está trabalhando nos estudos e projetos para extensão da Ferrovia Senador Vicente Vuolo entre Rondonópolis – Cuiabá. O trecho deverá ter 220 km e vai exigir um investimento na ordem de R$ 800 milhões. Vuolo destaca que os encaminhamentos dos estudos de EIA-Rima que serão feitos pela Universidade Federal de Mato Grosso e Universidade Federal de Santa Catarina estão sob a coordenação da Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT).
No trecho Cuiabá – Rondonópolis e Cuiabá – Santarém o modelo de concessão será definido em conjunto com o Governo Federal, pode ser concluída exclusivamente com recurso público ou por meio de PPPs, como é do interesse dos chineses que já formalizaram a intenção junto ao governo de Mato Grosso.
sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
Governo retoma conversas com Valec para obras na Ferronorte
Site Olhar Direto
De Brasília - Vinícius Tavares
O governo do Estado voltou a conversar com representantes do Ministério dos Transportes para a retomada do cronograma de ações visando a construção da ferrovia Vicente Vuolo (Ferronorte). O governador do Estado, Silval Barbosa (PMDB), recebeu ontem (18/1), do presidente da Valec, a garantia de que as obras serão retomadas.
De acordo com o secretário de logística intermodal de transportes, Francisco Vuolo, as tratativas neste sentido já estavam adiantadas com o ex-presidente da autarquia, José Francisco das Neves, o popular Juquinha, que havia se comprometido com a execução do empreendimento.
No entando, explica o secretário, com a troca do comando do Ministério dos Transportes, em meados de 2011, as negociações tiveram que ser retomadas com o novo presidente da Valec, José Eduardo Sabóia Castelo Branco.
"Na gestão do Juquinha haviamos assinado um acordo de ações prevendo a realização de estudo de viabilidade econômica e ambiental, o estudo de impacto ambiental e o projeto básico no trecho entre Rondonópolis e Cuiabá. Durante a reunião com o presidente da Valec foi retomado este processo", explicou.
Segundo Francisco Vuolo, caberá à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) firmar contrato para elabração de estudos e projeto básico e executivo. Ele acrescenta que, com o fim da concessão do trecho entre Rondonópolis e Cuiabá, que estava com a empresa América Latina Logística (ALL), , a Valec deverá definir uma das três possibilidades para viabilizar a execução do empreendimento.
"Há a possibilidade de ser feita uma nova concessão privada no trecho, ficando a empresa responsável pelos custos. Pode ser feita uma parceria público-privada ou a execução com 100% de recursos públicos", observou.
Cronograma
O terminal ferroviário de Itiquira, no sul do Estado, deve começar as operações até o início do mês de março.
A inauguração do terminal de Rondonópolis, que tem licença ambiental emitida pelo Ibama, deve ocorrer até o final de 2012.
Até o segundo semestre de 2013 deve estar concluído do projeto final para o trecho até Cuiabá.
Assinar:
Postagens (Atom)